Programa de Impulsionamento de Startups do Agro recebe 251 inscrições
Startups são de todas as regiões do Brasil e de mais quatro países: Argentina, Canadá, Colômbia e Costa Rica
Brasília (31/07/2024) – O Programa de Impulsionamento de Startups do Agro do HUB CNA recebeu 251 inscrições de 26 estados brasileiros e Distrito Federal e de mais quatro países: Argentina, Canadá, Colômbia e Costa Rica.
As inscrições aconteceram no período de 27 de junho a 28 de julho e o resultado com o nome das startups escolhidas será divulgado na quinta (1º).
Das 251 startups, 56% são voltadas para a ideação e validação de tecnologias e 44% para tração e escala.
A iniciativa pretende impulsionar, no mínimo, 50 startups que terão, como atrativo, o desenvolvimento de pelo menos três Provas de Conceito (PoCs) e/ou Projetos Pilotos custeados pelo HUB CNA.
A coordenadora do HUB CNA, Danielle Leonel, afirma que o programa superou as expectativas, tanto em número de inscrições quanto em abrangência.
"Recebemos inscrições de todo o território nacional e até mesmo de outros países, demonstrando o nosso potencial de alcance global e a relevância do agronegócio brasileiro.”
Após a seleção das startups, o HUB fará um diagnóstico, de 1º a 9 de agosto, para levantar as necessidades específicas das empresas e definir as trilhas de impulsionamento do Programa. Após essa etapa, as startups iniciam o impulsionamento, que acontecerá no período de 13 de agosto a 4 de outubro.
As startups que concluírem a trilha de impulsionamento, atendendo aos critérios estabelecidos, serão certificadas e integrarão o portfólio do HUB CNA e poderão participar de pitches em um evento ( demoday ) para apresentar as tecnologias a produtores rurais e investidores.
“Estamos animados para dar início a esse Programa que tem como um dos principais objetivos conhecer e ter acesso a tecnologias inovadoras acessíveis e adaptadas à realidade do produtor rural”, ressaltou Danielle.
Entenda as principais fases de uma startup:
Fases | Descrição |
---|---|
Ideação: | É o momento de gerar ideias inovadoras e identificar uma oportunidade de mercado. Envolve pesquisas de mercado, análise da concorrência e definição do problema que a startup pretende resolver. |
Validação: | Nesta fase, a ideia é testada e validada para verificar se há demanda real por ela. São realizados testes de mercado, desenvolvimento de um protótipo e busca por feedback dos clientes. |
Operação: | Com a ideia validada, a startup entra em operação. É hora de estruturar o negócio, montar a equipe, definir os processos e lançar o produto ou serviço no mercado. |
Tração: | A fase de tração é marcada pelo crescimento acelerado. A startup busca aumentar sua base de clientes, otimizar as vendas e consolidar sua posição no mercado. |
Scale-up: | Nesta fase, a startup busca expandir seus negócios para novos mercados ou segmentos. É o momento de investir em marketing, vendas e desenvolvimento de novos produtos. |
Saiba mais sobre o HUB CNA e o Programa de Impulsionamento de Startups do Agro: https://hubcna.org.br/