Logo CNA

Começa a vacinação contra a aftosa no Brasil
Aftosa 4 0 35973200 1515009798

17 de março 2017
Por CNA

Por: Revista Globo Rural

Começou oficialmente nesta quarta-feira (15/3), a vacinação contra a febre aftosa no Brasil. Os estados do Amazonas e do Pará são os primeiros do calendário. Nessas áreas, todo o rebanho bovino e o bubalino deverá ser imunizado. A estimativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de que, no primeiro semestre deste ano, sejam imunizados 1,325 milhão de animais no Amazonas e 20,111 milhões no Pará.

No primeiro semestre de 2016, foram vacinados 985.634 animais no Amazonas. O número de bovinos e de bubalinos no Pará, também no primeiro semestre do ano passado, foi 19,939 milhões de cabeças.Têm especialistas da pecuária de corte que defendem a retirada da vacinação contra a febre aftosa no Brasil.

Sebastião Guedes, vice-presidente de Relações Internacionais da Pecuária de Corte (CNPC), é um deles. Para Guedes, a mudança de status do país para livre de aftosa sem vacinação já não era sem tempo. Ele acredita que o Brasil está preparado para tomar essa decisão após tantos anos de combate à doença. Não há focos em nenhuma região, diz. Segundo Guedes, o prosseguimento da vacinação prejudica o país ao onerar o pecuarista e travar o acesso da carne brasileira a mercados livres de aftosa, como o do Japão, que paga bem melhor o produto.

O assunto é vasto e complexo. Quero fazer uma reportagem grande e ouvir as opiniões dos que defendem o final de vacinação e daqueles que são favoráveis à sua continuidade.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas