Logo CNA

CNA se reúne com embaixador do Brasil em Bangladesh
Whats App Image 2023 05 24 at 10 40 37

Oportunidade para os produtos agropecuários brasileiros no mercado asiático foi um dos assuntos discutidos

25 de maio 2023
Por CNA

Brasília (25/05/2023) – A missão empresarial organizada pelo governo brasileiro ao sudeste asiático desembarcou em Bangladesh para uma série de reuniões de negócios e visitas técnicas. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) integra a comitiva de empresários.

Na quarta (24), o grupo se reuniu com o embaixador do Brasil em Bangladesh, Paulo Fernando Dias Feres, para discutir a relação bilateral entre os países e a oportunidade para os produtos agropecuários brasileiros no mercado asiático.

O coordenador de Inteligência Comercial e Defesa de Interesses da CNA, Felipe Spaniol, afirmou que Bangladesh é um país pequeno com 170 milhões de habitantes, mas que tem se desenvolvido nos últimos anos e que está aberto ao comércio.

Spaniol explicou que Bangladesh tem demanda consolidada por soja, algodão e açúcar, mas existe a oportunidade de explorar outros produtos brasileiros, como as proteínas animais, que hoje não estão liberadas nesse mercado. “Boa parte da comitiva está interessada em negociar produtos dessa cadeia”.

O embaixador Paulo Fernando Dias informou que é um desafio abrir o mercado de Bangladesh para a proteína brasileira, por isso é fundamental uma aproximação regular com o país para estreitar o relacionamento.

Durante a reunião, Felipe destacou que a CNA defende a diversificação da pauta de exportações brasileiras do agro, com a inclusão de novos produtos com mais agregação de valor, como o mel, frutas e derivados, castanhas, cacau e chocolate. “São produtos que podem ser explorados na região e precisam desse trabalho de construção de relacionamento para que vire uma oportunidade de negócio”.

Segundo o representante da Confederação, Bangladesh já é um parceiro comercial do Brasil, principalmente na pauta de algodão. Na safra 2021/2022, o país importou 165,9 mil toneladas do produto brasileiro. “Eles compram muito algodão do Brasil e pretendem ampliar ainda mais, uma vez que eles exportam vestuário”, disse.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação