Logo CNA

CNA promove degustação com os queijos vencedores do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2022
Degutacao queijos premiados 1

Participaram o primeiro e o segundo colocados nas três categorias do prêmio

28 de julho 2022
Por CNA

Brasília (28/07/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) reuniu, na quarta (27) na sede da entidade, representantes de embaixadas, de Ministérios, autoridades e convidados para uma degustação de queijos com seis vencedores do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2022.

Os presentes votaram e escolheram o queijo “campeão dos campeões” que ganhará um prêmio extra da Confederação. Na abertura do evento da degustação, o presidente da CNA, João Martins, falou sobre a criação, em 2019, do programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Sistema CNA, que deu origem ao prêmio para valorizar, divulgar e ampliar as possibilidades de mercado para os produtos artesanais. Ele lembrou dos concursos anteriores de chocolate, de charcutaria, “agora o de queijo e vamos fazer o de cachaça”.

João Martins, presidente da CNA

“Vamos fazer tudo o que for necessário para que os pequenos e os médios produtores tenham visibilidade e que seus produtos tenham cada vez melhores condições de competitividade no mercado”, afirmou Martins.

O Prêmio CNA Brasil Artesanal deste ano foi realizado em parceria com o Sebrae e com a Epamig. “Realizamos esse concurso com grande satisfação porque estamos vendo, já há algum tempo, o queijo extrapolando fronteiras e ganhando campeonatos fora do Brasil. A CNA, o Senar e o Sebrae têm condições de ajudar vocês, produtores, a aprimorarem o que produzem e a dar um formato mais empresarial para que possam colocá-los no mercado.”

Para essa etapa adicional do Prêmio CNA Brasil Artesanal, foram selecionados os primeiros e segundos colocados dentre os 5 finalistas em cada uma das três categorias: “artesanais com tratamento térmico;” “artesanais com 30 a 180 dias de maturação”; e “artesanais com adições/aromatizados/condimentados”, cuja premiação e classificação foi divulgada pela CNA no último dia 13.

Autoridades degustam os queijos premiados.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a parceria com a CNA é “profícua” porque melhora a vida do produtor rural. “Não há nada mais valioso para um produtor do que ser valorizado e ter seu produto reconhecido. O Sebrae se sente comprometido com essa parceria que só pode ser vitoriosa.”

Os produtores Sander Verburg e Gezina Willemina, da Queijaria Cornélia, Joaquim Luiz de Carvalho e Nádia Moreira, da Fazenda Generosa, Adriana e Luiz Antônio Guimarães, da Queijos Almeida Guimarães, Helena Silva e Gilbert José de Melo, da Queijos Cana Velha, concorreram entre si para definir o queijo “campeão dos campeões”. Eles participaram do evento da degustação e mais cedo almoçaram com o presidente da CNA. Também concorreu ao prêmio o produtor Francisco Antônio de Barros Junior, que não pôde estar presente, mas enviou o seu Queijo Sabor da Alagoa para participar.

No evento, os convidados votaram sem ter acesso às informações do produto e do produtor e depositaram a ficha em uma urna. O queijo escolhido como o “Campeão dos Campeões” foi o queijo Cornélia maturado, do produtor Sander Verburg, de Arapoti (PR). Ele receberá uma desnatadeira como prêmio extra.

Sander Verburg ao lado da mãe, Gezina Willemina

Verburg, que venceu em primeiro lugar nas categorias artesanais com 30 a 180 dias de maturação e aromatizados e/ou condimentados, afirmou que foi uma surpresa ser premiado e agradeceu a escolha pelo seu queijo mais uma vez. “Sinto-me orgulhoso por estar aqui, foi uma surpresa para nós essa premiação. Depois do prêmio a demanda aumentou tanto que estamos tendo dificuldade de atender”, contou.

Seis queijos premiados participaram da degustação, de onde saiu o campeão dos campeões, o queijo Cornélia maturado.

A degustação dos queijos também teve a participação da diretoria da CNA, dos embaixadores Lim Ki-Mo, da República da Coreia, e Guillhermo Valles, do Uruguai, do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Guilherme Bastos, que representou o Ministro de Agricultura, Marcos Montes, na ocasião, do secretário-adjunto de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Nelson Andrade Jr., dos conselheiros agrícolas da Embaixada da Argentina, Javier Dufourquet, da Embaixada da França, Pierre-Adrien Romon, e da Embaixada da Holanda, Pal van Der Logt, além de parlamentares e demais autoridades.

Assista aqui o evento da premiação dos queijos.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas