ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Público da 45ª Expofeira participa de harmonizações com produtos premiados
Whats App Image 2024 09 06 at 10 46 06

Ação faz parte da programação do Sistema CNA/Senar em Feira de Santana (BA) até domingo (8)

6 de setembro 2024
Por CNA

Brasília (04/09/2024) – A CNA promove até domingo (8), na Expofeira, em Feira de Santana (BA), harmonizações com cachaças e vinhos vencedores do Prêmio CNA Brasil Artesanal.

A ação faz parte da programação do Sistema CNA/Senar no evento, que conta com palestras, podcasts, demonstração de tecnologias, simuladores de realidade virtual, entre outras iniciativas.

A harmonização começou na quinta (5) e está sendo realizada com produtos de produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar na Bahia. Mais de 800 pessoas já passaram pelo estande para degustar algumas combinações como cachaça com mel, queijo com vinho, queijo com doce e chocolate com cachaça.

Fernanda Silva, coordenadora do programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA, acompanha o evento e destaca a importância de os produtos artesanais estarem nas principais feiras do país.

Imagem

"A Expofeira está divulgando a produção agropecuária baiana e, por meio das harmonizações, conseguimos divulgar também os produtos ganhadores no prêmio CNA Brasil Artesanal, além de proporcionar aos frequentadores do evento uma experiência diferente."

Rastreabilidade de frutas e hortaliças – Também na programação da feira, a assessora técnica da CNA, Letícia Fonseca, palestrou sobre “rastreabilidade de frutas e hortaliças: instrumento de segurança comercial e do alimento”.

Ela abordou a Instrução Normativa 02/2018 que traz a obrigatoriedade da rastreabilidade para produtos vegetais frescos destinados ao consumo humano.

Produtores assistam palestra sobre o tema. Produtores assistam palestra sobre o tema.

“A rastreabilidade permite a identificação da origem dos alimentos e possibilita a identificação de eventuais problemas, em especial no que diz respeito a contaminações”, explicou.

Ao longo da palestra os produtores foram orientados sobre quais os procedimentos devem ser adotados, dentre eles, o registro das práticas adotadas ao longo do processo produtivo, como aplicações de químicos e biológicos.

Inovação no campo – Outro tema que movimentou a feira essa semana foram as palestras sobre inovação tecnológica no agro. O diretor executivo adjunto do Instituto CNA, Matheus Ferreira, e a coordenadora do HUB CNA, Daniele Leonel, falaram sobre os desafios e oportunidades para os produtores rurais que visitaram a feira.

Imagem