Logo CNA

CNA participa de reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas
Eduarda16 08 ED It

Reunião foi realizada na terça (15)

16 de agosto 2023
Por CNA

Brasília (16/08/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (15), da reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para tratar do cenário da aviação agrícola no Brasil.

Participaram da reunião o representante da CNA na Câmara Setorial, Moacir Reis, e a assessora técnica da CNA, Eduarda Lee. Segundo ela, um dos temas centrais da reunião foram os processos judiciais referentes à proibição da pulverização aérea em estados e municípios.

A CNA protocolou, no Supremo Tribunal Federal (STF), um recurso contra a decisão da Corte de manter a proibição da pulverização aérea de defensivos agrícolas nas lavouras do Ceará. Ainda neste tema, a Confederação também é autora da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 667), contra legislações municipais que proíbem a pulverização aérea de defensivos agrícolas.

“A aviação agrícola é uma das ferramentas para melhorias na produção e aumento de produtividades. Sua proibição, além de indevida tecnicamente, acarreta muitos prejuízos para o setor produtivo, visto que várias culturas, em menor ou maior grau, dependem dela”, explicou Eduarda Lee. Ela ressaltou, ainda, a importância da aviação agrícola no combate aos incêndios florestais.

A Câmara também tratou da aplicação do Código Florestal na Mata Atlântica e as expectativas para o setor no atual governo, com foco em alguns projetos prioritários e o desenvolvimento de um plano de ação para recuperação de áreas degradadas e reflorestamento com o auxílio de representantes e entidades do setor.

O grupo falou sobre uma atualização sobre o Plano Nacional de Florestas Plantadas, abordando quatro eixos - oferta de madeira no Brasil, consumo de madeira no Brasil, Educação a Distância (EAD) e aprimoramento do Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação