Logo CNA

CNA participa de reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas
Camarasetorial Florestasplantadas

Encontro foi realizado na quarta (6)

7 de março 2024
Por CNA

Brasília (07/03/2024) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (6), de reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura.

O colegiado fez um balanço das ações promovidas nos últimos dois anos.

Durante a reunião, também foi abordada a construção de um Plano de Prioridades Estratégicas da Câmara para o próximo biênio, com medidas que visam o fortalecimento do posicionamento e governança do Ministério da Agricultura, fomento e incremento às pesquisas científicas e acadêmicas no setor, promoção de debates temáticos transversais de interesse das cadeias produtivas.

De acordo com a assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, também foram apresentados ajustes e os próximos passos para atualização do Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas (PNDF), com a qual o Sistema CNA/Senar apresentou contribuições. O PNDF tem o objetivo de aumentar a área de árvores cultivadas para fins comerciais e estimular as cadeias produtivas do setor.

Também foi apresentado o programa Floresta+Sustentável, que estabelece princípios e objetivos da Política Agrícola para Florestas Plantadas voltada às atividades de produção, processamento e comercialização dos produtos, subprodutos, derivados, serviços e insumos relativos às florestas plantadas.

O colegiado discutiu, ainda, a necessidade de manutenção de indicação de uso do tiametoxan na cultura do eucalipto, e o novo entendimento para cobrança da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) no setor.

Áreas de atuação