CNA participa de reuniões de Câmaras Setoriais de Florestas Plantadas e Cachaça
Encontros ocorreram na terça (2) e na quarta (3)
Brasília (04/05/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou nesta semana de reuniões das Câmaras Setoriais de Florestas Plantadas e de Cachaça para discutir demandas das cadeias produtivas.
Na terça (2), a assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, acompanhou o encontro de Florestas Plantadas, que debateu a agenda setorial de mudanças climáticas, considerando os principais pleitos, desafios, atores envolvidos e negociações da Conferência das Partes (COP).
A coordenação-geral de Mudanças Climáticas, Florestas Plantadas e Agropecuária Conservacionista (CGMC) do Ministério da Agricultura falou sobre o novo Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, o ABC+ (2020-2030), focado em adaptação para redução da vulnerabilidade dos sistemas, frente aos efeitos atuais e esperados da mudança do clima.
Dentre as metas do Plano estão o plantio de 4 milhões de hectares de florestas plantadas e o estabelecimento de 10 milhões de hectares de Sistemas Agroflorestais (SAF’s) e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).
Outros temas abordados no encontro da Câmara Setorial de Florestas Plantadas foram o cultivo e o uso de madeira de pau-brasil e as oportunidades de fomento à inovação para o setor florestal.
Já na quarta (3), Eduarda participou da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cachaça, junto com o representante da CNA na Câmara, Roger Sejas. O grupo discutiu o levantamento de dados e a elaboração do Anuário da Cachaça versão 2022/2023, realizados pelo Ministério da Agricultura, com a participação de outras entidades parceiras.
Na ocasião, também foram atualizados os andamentos das ações dos Grupos Temáticos da Câmara, que tratam, entre outros assuntos, de questões relacionadas a micro e pequenas empresas; combate à informalidade, à clandestinidade e à falsificação da cachaça; institucionalização dos Arranjos Produtivos Industriais Multifuncionais (APIMs; e aumento de renda dos produtores.
Segundo a assessora técnica da CNA, outras abordagens de grande relevância para o setor são as questões ligadas à responsabilidade técnica.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte