Notícias
CNA participa do lançamento do Anuário da Cachaça 2024
Evento aconteceu na noite de quarta (26), em Brasília (DF)
Brasília (27/06/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na noite de quarta (26), do lançamento do Anuário da Cachaça 2024.
O anuário é publicado anualmente pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) com informações atualizadas do setor, como o número da produção, estabelecimentos e marcas registradas, exportações e geração de empregos.
O vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, representou o presidente João Martins no evento, que contou ainda com a presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, do diretor-presidente do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), Carlos Lima, do diretor-presidente da Associação Nacional de Produtores e Integrantes da Cadeia Produtiva e de Valor da Cachaça de Alambique (Anpaq), Roger Sejas, representantes do governo e do setor produtivo.
De acordo com o Anuário, o número de estabelecimentos produtores de cachaça registrados junto ao Mapa em 2023 foi de 1.217, um aumento de 7,8% em relação ao ano anterior. Neste contexto, a Região Sudeste segue com o maior número de cachaçarias, com 819, 67,3% do total, com destaque para Minas Gerais, onde estão 504 estabelecimentos.
Já o número de cachaças registradas cresceu 18,5% no ano passado na comparação com 2022, totalizando 5.998 marcas.
As exportações da bebida no ano passado somaram US$ 20 milhões e 8,6 milhões de litros. Em receita, os Estados Unidos foram o principal mercado em valor, com US$ 4,6 milhões (23% do total), seguido por Itália, Portugal, Paraguai e Alemanha.
A CNA foi uma das apoiadoras do evento de lançamento do Anuário da Cachaça 2024 , juntamente com o Ibrac, Anpaq e Associação Brasileira de Automação (GS1).