Logo CNA

CNA discute impactos da reforma tributária na cadeia da cachaça
50323566823 d5925b677a c

Núcleo de Aguardente de Cana e Cachaça se reuniu na quarta (27)

28 de setembro 2023
Por CNA

Brasília (28/09/2023) – A CNA discutiu, na quarta (27), em reunião do Núcleo de Execução da Aguardente de Cana e Cachaça, os impactos da reforma tributária nos dois produtos.

Durante a reunião, os membros analisaram tópicos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n.º 45/2019, que traz os novos modelos de tributação para o país, criando dois Impostos sobre Valor Agregado (IVA Dual). Atualmente, a matéria tramita no Senado.

Neste contexto, um dos pontos centrais abordados foi a adoção do Imposto Seletivo (IS), que faz parte da proposta de reforma tributária e poderá incidir sobre determinados produtos como bebidas alcóolicas e tabaco. A alíquota do IS deve ser definida posteriormente em lei complementar.

Imagem

Uma das preocupações do colegiado diz respeito aos impactos da reforma na competitividade da cachaça, principalmente para pequenos e médios produtores. Desta forma, eles elencaram pontos prioritários para a cadeia produtiva que serão abordados de forma mais intensiva.

A assessora técnica do Núcleo, Eduarda Lee, destacou que a PEC em análise tem apresentado avanços para o setor do agro. Segundo ela, as questões relacionadas ao IS não se encerram com sua aprovação, pois muitos pontos serão tratados e aprofundados em lei complementar.

“De toda forma, é muito importante que o setor como um todo discuta essas mudanças desde já, para que haja construção de proposições positivas para a cadeia produtiva”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte