Notícias
CNA discute oportunidades e desafios de exportação aos Emirados Árabes
![Exportacoes agrobr](https://cnabrasil.org.br/storage/arquivos/imagens/exportacoes-agrobr.jpg)
Seminário Rota de Exportação faz parte das ações do projeto Agro.BR
Brasília (21/06/2022) – O Projeto Agro.BR promoveu, na terça (21), o seminário virtual “Rota de Exportação: destino Emirados Árabes Unidos, conhecendo o mercado: oportunidades e desafios”.
O evento abordou as particularidades do mercado árabe, o apoio da CNA em Dubai, e a experiência de trading companies no país com representantes das empresas Belomassi Food Distribution Company e da Tropicool.
Rafael Gratão, responsável pelo escritório da CNA em Dubai, falou sobre o espaço voltado para a inteligência comercial e a promoção comercial dos produtos do agro naquele país, além do auxílio aos empresários interessados em fazer negócios na cidade.
![Rafael gratao agro br Rafael gratao agro br](https://www.cnabrasil.org.br/storage/arquivos/rafael-gratao-agro.br.jpg)
Ele falou ainda das oportunidades na região, principalmente para produtos como café e castanhas, além de frutas, mel e lácteos.
“Apesar de ser um país pequeno, os Emirados Árabes participam de um importante acordo comercial, o Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), o que abre portas para outros países da região. Além disso, buscam a segurança alimentar, seja em qualidade, quantidade e principalmente produtos com diferenciais como certificações”.
Em relação à compra de produtos brasileiros no país, Camila Antunes, gerente da Belomassi Food Distribution Company, empresa importadora e distribuidora de alimentos refrigerados, explicou que os Emirados têm muito potencial para ser explorado pelo Brasil.
“O país é turístico. Existem algumas barreiras culturais em termos de produtos, mas é importante criar uma demanda para os produtos brasileiros e aumentar os números do país em todo o Oriente Médio já que os Emirados é uma vitrine”.
![Camila antunes belomassi Camila antunes belomassi](https://www.cnabrasil.org.br/storage/arquivos/camila-antunes-belomassi.jpg)
Camila também mostrou os canais de distribuição de varejo da empresa e sugeriu que os empresários brasileiros se preparem para o processo de exportação.
“Essa interação com seminários e feiras é muito proveitosa para entender o mercado, os compradores e o que é preciso para entrar. Por isso se preparem, troquem informações, façam pesquisas e invistam para exportar”.
Rafael Prado, global head da Tropicool, empresa que vende açaí no país, afirmou que o mercado árabe tem espaço para o produto brasileiro, mas é preciso que o empresário invista em ferramentas e capacitação para entender o mercado e o consumidor local.
Prado destacou a sustentabilidade da empresa como um diferencial competitivo. A Tropicool faz parceria com produtores de comunidades locais da Amazônia para a produção do açaí. Segundo ele, para cada 10 litros vendidos do produto, a empresa planta uma árvore e capacita as pessoas da comunidade.
![Rafael prado tropicool Rafael prado tropicool](https://www.cnabrasil.org.br/storage/arquivos/rafael-prado-tropicool.jpg)
“Estamos há dois anos e meio em Dubai. Entramos em hotéis, cafés, restaurantes, escolas, já temos 60 pontos na cidade, quatro nos Emirados e exportamos para outros países como Austrália, México e Catar. Estamos fechando com o Egito e a Arábia Saudita e negociando com Irã e Bahrein. As certificações são um diferencial, mas não é algo mandatório, porém, a empresa precisa se preparar e investir para exportar”.
Participaram do seminário empresários de várias cadeias produtivas como cafés, mel, chocolate, castanhas, frutas e cachaça interessados no mercado árabe. Eles trocaram contato com os representantes da Belomassi e da Tropicool para discutirem possíveis parcerias.
Agro.BR - O projeto Agro.BR é uma parceria da CNA com a Apex-Brasil e tem a missão de diversificar a pauta exportadora do Brasil, auxiliando e dando suporte a empresários do agro na criação de planos de exportação.
O seminário Rota de Exportação: Emirados Árabes Unidos ainda terá mais dois eventos no segundo semestre deste ano, voltados à logística e zonas de livre comércio e ao e-commerce.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte