Logo CNA

Campo Futuro levanta custos de produção de sete culturas
Caf C3 A9 190520 201447

Técnicos do projeto passarão por Minas Gerais, Rondônia, São Paulo, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Alagoas

20 de maio 2019
Por CNA

Brasília (20/05/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com universidades e centros de pesquisa, realiza durante toda a semana, painéis do Projeto Campo Futuro para levantar os custos de produção da cafeicultura, pecuária de leite, cana-de-açúcar, silvicultura, avicultura, suinocultura e horticultura.

A coleta de dados acontecerá nos estados de Minas Gerais, Rondônia, São Paulo, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Alagoas e contará com a participação de produtores rurais, pesquisadores e técnicos.

A iniciativa alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção.

Nesta segunda (20), os municípios de Monte Carmelo (MG) e Jaru (RO) receberam os técnicos do projeto para levantamento dos custos de café e bovinocultura de leite, respectivamente.

Café – Os resultados prévios do levantamento de custos do café arábica em Monte Carmelo apontam aumento das despesas com corretivos, fertilizantes e mão de obra, em relação ao painel realizado em 2018.

“Esses aumentos de custos resultaram em uma alta de 12% no Custo Operacional Efetivo (COE). Com maiores valores das depreciações e pró-labore o Custo Operacional Total (COT) superou em 14% o do ano passado”, afirmou o técnico do Centro de Inteligência de Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA), Matheus Mangia.

Para o produtor Leandro Rodrigues de Freitas, a reunião foi importante para entender a importância dos custos de produção. “Precisamos de soluções governamentais para que a cafeicultura da região consiga sobreviver e se sobressair a esse cenário de queda de preço e crise”.

Painel de café em Monte Carmelo (MG)

Confira a programação dos painéis até sexta:

Terça (21/05)

Café – Guaxupé (MG)
Café – Franca (SP)
Cana-de-açúcar – João Pessoa (PB)
Leite – Ouro Preto do Oeste (RO)
Silvicultura (Eucalipto) – Três Lagoas (MS)
Avicultura e Suinocultura – Videira (SC)

Quarta (22/05)

Silvicultura (Eucalipto) – Campo Grande (MS)
Leite – Rolim de Moura (RO)
Horticultura – Campo Grande (MS)
Suinocultura – São Miguel do Oeste (SC

Quinta (23/05)

Cana-de-açúcar – Recife (PE)
Horticultura (Mandioca) – Camapuã (MS)

Sexta (24/05)

Cana-de-açúcar – Maceió (AL)

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil