PRÊMIO CNA BRASIL ARTESANAL
2024 - PRÊMIO CNA BRASIL ARTESANAL: CERVEJA
A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA. O objetivo é valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem. Foram premiadas duas categorias: Ale (alta fermentação) e Lager (baixa fermentação).
2024 - PRÊMIO CNA BRASIL ARTESANAL: MEL
O Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 - Mel, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a empresa EPAGRI, a FAASC, a CBA e EBRAM, foi dividido em 2 (duas) etapas de seleção e classificação, nas categorias mel claro e mel escuro , com avaliação de Júri Técnico e Júri Popular e avaliação da história do produto. Além dos valores em dinheiro, os nomes dos participantes foram promovidos nos canais de notícia e redes sociais do Sistema CNA e parceiros.
2024 - PRÊMIO CNA BRASIL ARTESANAL: CAFÉS ESPECIAIS TORRADOS
A edição do prêmio de 2024 foi realizada pela CNA em parceria com a ABIC e a empresa Helga Andrade, especialista em cafés. O objetivo do prêmio foi reconhecer a qualidade da produção e valorizar cafeicultores de todo o país. Nessa edição, o concurso premiou 10 marcas de cafés especiais torrados, em duas categorias: arábica e canéfora (robusta e conilon) . Os três primeiros vencedores de cada categoria receberam troféus e um Selo de Participação (Ouro, Prata ou Bronze, conforme a classificação) no prêmio.
2023 - PRÊMIO CNA BRASIL ARTESANAL: VINHOS E ESPUMANTES
O prêmio promovido pela CNA, em parceria com a EPAMIG e a EPAGRI, escolheu os melhores vinhos e espumantes do país. A premiação foi dividida em 3 (três) etapas de seleção e classificação, nas categorias Vinho Branco, Vinho Tinto, Espumante Moscatel e Espumante Método Charmat ou Tradicional , com avaliação de Júri Técnico e Júri Popular e avaliação da história do produto. Com premiação em dinheiro, os vencedores tiveram seus Vinhos e Espumantes reconhecidos e conquistaram o Selo de Participação no prêmio.
2023 - PRÊMIO CNA BRASIL ARTESANAL: AZEITE DE OLIVA
A iniciativa da CNA foi realizada em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSPA). O prêmio foi dividido em duas categorias: Blend e Monovarietal . Na primeira, mais de uma azeitona é usada na produção, enquanto na segunda o azeite é produzido com apenas um cultivar de azeitona. O concurso contou com um total de 58 produtos inscritos.
2023 - PRÊMIO CNA BRASIL ARTESANAL: CHARCUTARIA
Focado nos pequenos e médios produtores, o prêmio foi organizado em 3 (três) etapas de seleção e classificação dos melhores salames brasileiros, sendo: etapa de Júri Técnico, etapa de Júri Popular e Análise da História do Produto. Além do reconhecimento da marca através do Selo do Prêmio CNA Brasil Artesanal, os primeiros colocados receberam premiação em dinheiro. Cada produtor de salame artesanal (tipo italiano) inscreveu apenas um produto, que deveria ter registro nos órgãos de inspeção, em qualquer uma das instâncias.
2022 - PRÊMIO CNA BRASIL ARTESANAL: CACHAÇA DE ALAMBIQUE
O concurso foi dividido em duas categorias: cachaças de alambique branca e amarela , levando em consideração o processo de produção sem e com madeira, respectivamente. O prêmio foi realizado pela CNA, em parceria com o Sebrae, dentro das ações do “Juntos pelo Agro”, um acordo de cooperação técnica entre as duas entidades voltado para o desenvolvimento de ações de fomento e promoção do setor agropecuário. O concurso contou com a realização de etapas de avaliação por Júri Técnico, Júri Popular e história do produto.
2022 - PRÊMIO CNA BRASIL ARTESANAL: QUEIJO
O Prêmio CNA Brasil Artesanal 2022 premiou o melhor queijo artesanal brasileiro daquele ano. Foram três categorias: queijo artesanal tradicional de 30 a 180 dias de maturação; queijo artesanal com tratamento térmico ; e queijo artesanal com adições/aromatizados/condimentados . O prêmio foi uma parceria da CNA com a Epamig e o Sebrae. Os finalistas receberam um prêmio em dinheiro, o curso Sebrae Empretec e um certificado. O primeiro lugar levou R$ 6 mil, o segundo R$ 3,5 mil, o terceiro R$ 2 mil, o quarto lugar R$ 1 mil e o quinto colocado, R$ 500.
2021 - PRÊMIO CNA BRASIL ARTESANAL: CHOCOLATE
O concurso foi realizado pelo Sistema CNA/Senar em parceria com o Centro de Inovação do Cacau (CIC) e Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), para identificar e reconhecer os melhores chocolates artesanais do Brasil . A edição recebeu 34 inscrições dos estados do Amapá, Pará, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás. As amostras passaram por análise técnica, em que os degustadores do CIC e Ceplac avaliaram os produtos quanto ao aspecto, cor, sabor, aroma e outros requisitos.
2020 - PRÊMIO CNA BRASIL ARTESANAL: CHARCUTARIA
O Sistema CNA/Senar, em parceria com a Academia da Charcutaria, realizou o Prêmio Brasil Artesanal 2020 - Edição Salumeria. A premiação foi uma iniciativa do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Sistema CNA/Senar, que oferece soluções e alternativas para pequenos e médios produtores rurais agregarem valor aos seus produtos. A edição daquele ano buscou valorizar a produção de salames artesanais e reconhecer a qualidade dos produtos existentes no País. Entre as características, destaque para a tradição familiar.
2019 - PRÊMIO BRASIL ARTESANAL: CHOCOLATE
O prêmio foi uma iniciativa do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), para valorizar e reconhecer os melhores chocolates artesanais do Brasil produzidos por mulheres . As produtoras premiadas receberam um relatório com a análise do chocolate, feito por especialistas da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e do Centro de Inovação do Cacau (CIC), com relação ao aspecto, cor, sabor, aroma, texto, persistência e teor sólido do cacau.
MÊS DOS ALIMENTOS ARTESANAIS
O “Mês dos Artesanais” é uma ação do Sistema CNA/Senar lançado em 2021 com o objetivo de mostrar o dia-a-dia, as receitas e histórias de produtores rurais que produzem e comercializam esses alimentos.
MERCADO CNA
Aproximando produtores rurais e consumidores
Comercialize ou compre seu produto preferido por meio da Plataforma Mercado CNA.
Como forma de apoiar a comercialização de produtos agropecuários, o Sistema CNA preparou o Mercado CNA, uma plataforma capaz de unir venda, compra e transporte e beneficiar você, produtor rural, protagonista de um dos setores mais importantes do Brasil.
No Mercado CNA, os produtores rurais cadastram e anunciam seus produtos à venda. Aplicativos de e-commerce, consumidores finais, varejistas e autônomos, entre outros, com o intuito de comercializar produtos rurais, informam aquilo que desejam adquirir. Por fim, agentes de logística informam suas condições para fazer o transporte da propriedade rural até o comprador.
A plataforma tem um sistema integrado para agilizar a localização de compradores e vendedores e os produtores rurais também podem criar a própria página dentro do portal para anunciar seus produtos.
Confira: MERCADO CNA NO YOUTUBE
FEIRA SEGURA
Feira de hortifruti livre de coronavírus
O Sistema CNA/Senar lançou o Guia Feira Segura para orientar estados e municípios a promover feiras livres evitando o contágio por patógenos. O documento segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e traz dicas para organizar e comercializar produtos alimentícios nos sistemas convencional e drive-thru, com intuito de escoar a produção agropecuária fresca e garantir alimento de qualidade à população brasileira.
O guia orienta promover as feiras em ambientes ao ar livre, higienizar veículos de transporte e os equipamentos e utensílios em contato com os produtos, o posicionamento das barracas, com distância mínima de 1,5 metro uma da outra, além de orientar sobre o condicionamento, precificação e cobrança dos produtos. O modelo de feira drive-thru traz um cardápio onde o cliente poderá escolher o produto que já estará higienizado com água e sabão e embalado. Na estação de atendimento será possível fazer o pedido e o pagamento com máquinas de cartões envoltas em plástico.
VITRINE DE NEGÓCIOS
Produtores de alimentos e chefes de cozinha de hamburguerias participaram da “Vitrine de Negócios”, promovida pelo Sistema CNA/Senar, durante o 4º Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio, em outubro de 2019, em São Paulo (SP).
A Vitrine foi uma iniciativa do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural com o objetivo de gerar negócios para os participantes.
A ideia foi conectar esses produtores com os chefes de cozinha, responsáveis por levar o produto até o consumidor final. Muitos têm interesse em compartilhar a informação de como o alimento é produzido e isso gera valor para os produtores.
O espaço também foi uma oportunidade dos produtores de alimentos artesanais e tradicionais estarem preparados para a negociação com potenciais compradores. A Vitrine de Negócios contou com queijos artesanais, farinhas, feijões, geleias, hortaliças, produtos de charcutaria e molhos, como tucupi e mostarda.