Logo CNA

Uva: Cotações de red globe podem reagir
Uvas 3 0 78672500 1515008839

10 de outubro 2017
Por CNA

Por: Cepea/Hortifruti

Os preços da uva red globe devem aumentar neste mês, devido à diminuição da oferta no Vale do São Francisco (PE/BA) – a maioria dos produtores se programa para colher a variedade entre julho e setembro.

Em agosto e setembro, por outro lado, as cotações da red globe foram pressionadas, mesmo com o bom volume exportado nesses meses, especialmente para a Argentina. Assim, o preço médio da variedade embalada no mercado doméstico entre julho e setembro/17 foi de R$ 6,09/kg no Vale, valor 14,8% inferior ao dos mesmos meses de 2016.

Em julho, período de início da colheita, as cotações normalmente são superiores às dos meses seguintes, devido à baixa oferta. Porém, neste ano, por conta do atraso de maturação de alguns lotes, um maior volume da fruta foi negociado mais tardiamente, pressionando as cotações.

Mesmo com a redução da oferta da uva, espera-se que comecem a chegar no Brasil os lotes de red globe do exterior, principalmente vindos da Itália, Espanha e Peru, situação que pode limitar a valorização.

As exportações de uvas frescas para a Argentina, por sua vez, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), somaram 1,4 mil toneladas de julho a setembro, volume 202% superior em relação aos mesmos períodos de 2016. É importante ressaltar que o calendário de exportação da red globe é iniciado em momento anterior ao das variedades sem sementes.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Matérias Relacionadas