Logo CNA

CNA participa de seminário sobre aspectos legais e cultivares dos vinhos brasileiros
Leticia geral

Seminário na quinta (23)

23 de março 2023
Por CNA

Brasília (23/03/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou do seminário O Vinho Brasileiro: Aspectos Legais e Cultivares , na quinta, realizado na sede da CNA, em Brasília (DF). O evento foi organizado pela Academia Brasileira do Direito do Vinho, com transmissão online .

A assessora técnica, Letícia Barony, fez uma palestra sobre as ações do Sistema CNA/Senar para a vitivinicultura. O encontro tratou, ainda, sobre técnicas de cultivos, cultivares e os diferentes tipos de vinhos produzidos no Brasil, suas características e o processo de produção.

Letícia Barony iniciou sua palestra apresentando a estrutura e a forma de atuação do Sistema CNA/Senar. Ela também fez um panorama geral sobre a fruticultura no país e mostrou dados e informações específicas da vitivinicultura global e do Brasil.

Segundo a assessora, o país tem um grande potencial de crescimento na produção agrícola, e no cultivo de uvas viníferas, agregando valor à vitivicultura nacional. “É justamente o que estamos fazendo aqui hoje, tentando construir um caminho a ser percorrido com mais segurança jurídica e técnica para ampliar essa produção”, afirmou Letícia.

“De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a produção global de vinho, em 2019, foi de 27 milhões de toneladas, enquanto a produção nacional não chega nem a 1 milhão de toneladas”, disse Letícia. Ela também falou sobre os dados que apontam para o ainda baixo consumo de vinho no Brasil, atrelado a não valorização do produto nacional, e ponderou sobre a importância de se trabalhar a divulgação dos produtos.

Imagem

Após fazer uma ampla contextualização do setor, a assessora técnica apresentou o portfólio de produtos que o Sistema CNA/Senar tem para atender os produtores rurais. A cadeia faz parte do monitoramento mensal de custos de produção realizados pelo Programa Campo Futuro e também está contemplada nas propostas do Sistema para o Plano Safra.

Os produtores rurais da cadeia também são atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “São 191 agroindústrias na atividade de polpas e bebidas, o qual contemplam o atendimento de vários tipos de bebidas, inclusive vinho”, destacou.

Durante sua palestra, Letícia também falou sobre a participação do setor no Programa Agro.BR e no Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais. Ela também apresentou as capacitações, a formação profissional e o conjunto de cartilhas transversais que atendem os produtores da cadeia.

A CNA também está presente na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Vitivinicultura do Ministério da Agricultura, onde trabalha prioritariamente a revisão da Lei do Vinho e sua regulamentação. “Também tratamos sobre o fomento e segurança jurídica à produção de produtos especiais e artesanais”, disse.

O seminário foi mediado por Fernando Stauber, que destacou o trabalho do Sistema CNA/Senar. “São importantes parceiros para a vitivinicultura do Brasil. É impressionante com esses dados apresentados mostram como o vinho brasileiro tem muito a crescer”.

O presidente da Academia Brasileira de Direito do Vinho do Vinho (Abdvin), Júlio Pogorzelski, fez uma palestra sobre o Direito Brasileiro do Vinho e falou sobre a legislação do setor. A enóloga Isabela Peregrino, diretora técnica da Associação Nacional de Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin), fez uma apresentação sobre a técnica da dupla poda, que possibilitou a produção dos vinhos de inverno.

Quer conhecer mais sobre o vinho brasileiro? Acesse o link e assista todo o seminário!

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas