Logo CNA

Soja: Mercado segue pressionado por chuvas no Brasil
Soja web01 80 0 18393200 1515008854

3 de outubro 2017
Por CNA

Por: OTCex Group Genebra

Os contratos futuros de soja na Bolsa de Chicago trabalham novamente em baixa na manhã desta terça-feira. O contrato de novembro/17 recua 3,25 centavos e vai sendo negociado a US$ 954 centavos por bushel.

Assim como no dia anterior, os operadores estão de olho nos mapas de chuva. Tanto aqueles em tempo real quanto os de projeções de curto e médio prazo. Reportados bons volumes de precipitações em diversas regiões do Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. No Mato Grosso, as informações são de chuvas irregulares, com algumas localidades recebendo bons volumes de 40 até 60 mm, enquanto outras próximas com 5 a 10 mm. A projeção de 24 horas não indica muita chuva e o tempo deve abrir, o que fará com que o plantio avance com ritmo forte.

Graficamente, mercado testando suporte de um canal de alta moderada (linha vermelha). Se fecharmos abaixo de 950 hoje, teremos rompimento de suporte no intraday. Médias móveis encostadas e “embicadas” pra baixo. Me desculpe quem estava esperando um mercado em alta, mas os sinais gráficos não são alvissareiros para o momento. Em que pese a robusta demanda mundial, mas a realidade de hoje é que os EUA estão colhendo a maior safra da história e a América do Sul está dando a largada do plantio da nova temporada. Se não surgir um fator altista logo, esta tendência de alta moderada em que o mercado se encontra (pelas linhas de suporte e resistência e médias móveis), será substituída por uma tendência lateral ou de baixa.

O meu périplo pelo Brasil continua. Depois de Roraima, Goiás, Bahia, Paraná, esta semana será de cursos e palestras em Jaguarão, quase no extremo sul do Brasil (o hotel onde está fica a 800 metros da fronteira com o Uruguai). Também haverá curso em Pelotas-RS. Em São Paulo, dias 09 a 10 de novembro, Curso Avançado de Opções para Investidores em Soja e Milho e Opções Over the Counter (OTC), para traders com conhecimento prévio sobre estas ferramentas. Falarei mais sobre esse curso novo nos próximos dias.