Logo CNA

Soja: Colheita avança no Rio Grande do Sul e alcança 22% da área semeada nesta temporada
Colheita de soja 188 0 32146400 1515009787

24 de março 2017
Por CNA

Por: Emater/RS

Dadas as condições meteorológicas ocorridas recentemente, as lavouras evoluíram de forma rápida para o estádio fisiológico de maturação no último período, chegando a 42% do total e proporcionando o avanço da colheita, que alcança no momento 22% da área projetada. Poucos produtores seguem realizando aplicações de fungicida em lavouras em estádio superior a R6, para garantir a manutenção do potencial produtivo. No momento se observa diminuição nos sintomas de doenças de final de ciclo. As lavouras que apresentaram acamamento devido aos fortes ventos registrados nas semanas anteriores não apresentam sinais de perda na produtividade.

Com a intensificação da colheita, as produtividades alcançadas até o momento são superiores às estimativas iniciais. Segundo relatos de técnicos da região administrativa de Emater/RS-Ascar de Ijuí, não há informações de lavouras com produtividade abaixo de 60 sacas por hectare (3.600 quilos/ha) sendo que algumas atingem facilmente 80 sacas (4.800 quilos/ha). Outras regiões seguem no mesmo sentido, apresentando produtividades acima do esperado. Tal fato provavelmente deverá provocar uma nova reavaliação na produtividade média estadual.

Milho
A colheita da cultura evoluiu de forma mais lenta devido à intensificação da colheita da soja e à utilização das estruturas de recebimento, beneficiamento e armazenamento para a soja. As condições meteorológicas têm propiciado para o segundo plantio da cultura (milho safrinha) um ótimo desenvolvimento vegetativo, sendo que em algumas lavouras se observa o início do período reprodutivo, com boas perspectivas de produtividade.

No momento se mantém o processo de escoamento do milho e do trigo estocados nos silos e armazéns, com o objetivo de oportunizar espaço para o recebimento da soja, considerando a expectativa de um aumento significativo da produção desta oleaginosa.

Clique aqui e confira o boletim na íntegra