Logo CNA

Soja Brasil leva noções de gestão a produtores rurais de Sapezal
14092016044528 0 435737002015150610841

Produtores recebem noções básicas de como é possível, dentro da realidade do seu negócio, aplicar indicadores que podem orientar desde a compra dos insumos até a venda de produção

15 de setembro 2016
Por Senar

Produtora rural em Sapezal, Rejane Roberto da Silva sentiu na pele as dificuldades de aplicar na propriedade uma gestão eficaz. Há cerca de um ano, com o falecimento do pai, que cuidava da parte administrativa dos negócios, ela, o irmão, a mãe e o esposo tiveram que assumir o trabalho na propriedade. Desde então vem buscando se aperfeiçoar mais em tudo o que envolve a administração dos negócios. Por isso resolveu participar da programação do Soja Brasil na cidade, que aconteceu na terça-feira (13.09) com palestras no período noturno, e oficina do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT), na manhã desta quarta-feira (14.09).

Rejane conta que deixou o trabalho em uma gráfica e resolveu entender melhor sobre os negócios da propriedade onde produzem soja, milho e milho pipoca. “Eu não sabia que o SENAR-MT poderia me oferecer todos estes treinamentos para nos auxiliar na gestão e na sucessão familiar. Estou procurando participar de todas as oportunidades que surgem de me aprofundar nestes temas e continuar o trabalho da família da melhor maneira possível”.

Assim como Rejane, inúmeros são os casos de produtores que enfrentam dificuldades na hora de instituir uma gestão mais eficiente em seu negócio rural. Neste contexto, o SENAR-MT está oferecendo, dentro da programação do Soja Brasil, que neste ano tem como tema central gestão das propriedades rurais, a oficina “Implantação de indicadores de desempenho no controle do sistema de produção”.

O instrutor credenciado junto ao SENAR-MT, Carlos Guerreiro, destaca que o segredo de uma boa gestão em qualquer negócio, incluindo aí propriedades rurais, é estar sempre atento aos indicadores de desempenho.

"Hoje existem mecanismos para avaliar a gestão da propriedade de forma avançada e profissional e que podem ajudar o produtor a tomar decisões mais assertivas em todo o processo produtivo baseado em um modelo sustentável".

Na oficina, os produtores recebem noções básicas de como é possível, dentro da realidade do seu negócio, aplicar indicadores que podem orientar desde a compra dos insumos até renovação de maquinário e venda de produção. A partir desde mapeamento de informações é possível verificar em quais pontos se está errando e o que precisa mudar ou melhorar para fazer com que o rendimento seja melhor.

Para o presidente do Sindicato Rural de Sapezal, José Guarino Fernandes, mais do que produtor é preciso ser gestor. "Temos uma grande capacidade técnica, mas ainda patinamos quando o assunto é gestão".

Vale destacar que o SENAR-MT oferece diversos treinamentos voltados para a gestão de propriedades rurais: Administração de pequenas propriedades rurais, Associativismo e cooperativismo, Atendimento ao cliente, Comercialização de produtos agropecuários, Relacionamento interpessoal, além do programa Sucessão Familiar.

A programação do Soja Brasil continua nesta quarta-feira (14.09) a partir das 19h, em Campo Novo do Parecis com palestras e na manhã de quinta-feira (15.09) com a realização da oficina "Implantação de indicadores de desempenho no controle do sistema de produção".

Programa - O Soja Brasil é considerada a maior expedição por lavouras de soja já realizada no Brasil. Assim que o plantio da oleaginosa começa, as equipes do SENAR-MT, Canal Rural e parceiros colocam o pé na estrada para acompanhar todos os detalhes desde a preparação do solo até o último grão colhido.

A "Carrega Brasil", a carreta do programa, iniciou sua rota por Campos de Júlio e segue para mais 16 municípios do Estado até o dia 07 de outubro. No total serão mais de cinco mil quilômetros rodados pela Caravana.

Esta edição do Soja Brasil é um pouco diferente das outras edições, que normalmente aconteciam em duas etapas, sendo a primeira em outubro e a segunda em janeiro do ano seguinte. Neste ano o programa será realizado nos meses de setembro e outubro.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.senarmt.org.br

Matérias Relacionadas