Logo CNA

Mato Grosso

Senar-MT atrai novos produtores rurais durante Feira do Empreendedor
10 09 out feira do empreendedor 3

Produtor de abacaxi conheceu o Senar no evento e já será atendido pela ATeG

11 de outubro 2023

Por: Nágera Dourado

Fonte: Comunicação/Senar-MT

Wanderson Nunes produz abacaxi em Chapada dos Guimarães há dois anos, mas foi neste domingo (08.10) que ele começou a ter uma nova visão para o futuro da propriedade. Durante a Feira Natural do Campo na Feira do Empreendedor, Wanderson expôs seus produtos, conheceu o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e se tornou o mais novo produtor atendido pela Assistência Técnica e Gerencial da instituição.

Em conversa com supervisor da ATeG, produtor pode conhecer mais sobre o Senar-MT

“Ouvi os outros produtores falando sobre o Senar-MT e me interessei. No início, a minha produção de abacaxi não deu muito certo e acredito que tenha sido pela falta de orientação. Agora vou buscar a instituição para corrigir e melhorar”, afirmou.

A ideia é que a produção salte de 70 mil para 300 mil pés de abacaxi, nos próximos anos. Meta que, segundo o supervisor da ATeG Fruticultura, Thiago Salapata, é plenamente possível. ” Com a Assistência, ele conseguirá agregar mais valor ao produto, levando mais segurança à sua produção e garantir um retorno correto”, afirma.

Parceria entre Sebrae e Senar trouxe bons resultados para a VM Leite

A Feira Natural do Campo, parceria entre Senar-MT e Sebrae, também trouxe bons resultados aos produtores já atendidos pela ATeG Agroindústria. Vanda Prochnow (VM Leite), do Distrito da Guia, superou as expectativas. “Tive que produzir mais no sábado, porque a quantidade que tinha previsto já havia acabado”, destacou a produtora rural que comercializou queijos e iogurte natural no evento. Os quatro dias de exposição e comercialização dos produtos de Vanda na Feira alcançaram resultado mais que positivo. Ela firmou contrato com uma rede de hotéis para fornecer derivados de leite no cardápio de café da manhã das unidades hoteleiras.

Renan e Thamara aproveitaram para conhecer o Programa Mutirão Rural

Já ao lado do espaço destinado aos produtores rurais foi exposta a unidade móvel do Programa “Mutirão Rural” equipada com consultórios médicos e odontológicos que levam serviços de saúde até as comunidades rurais de Mato Grosso. A maior parte dos visitantes ainda não conhecia o projeto e ficou interessada no funcionamento do programa.

Visitantes puderam conhecer estrutura do consultório odontológico

Dentre eles estiveram o engenheiro eletricista, Renan Pinheiro, e a nutricionista, Thamara Souza, que aproveitaram a visita à Feira para conhecer a unidade. Eles, que não tinham noção de como funcionava o programa, ficaram encantados com o projeto. “Foi muito interessante porque não sabia. Levar saúde para a população que não tem esse benefício à disposição é muito importante”, destacou Thamara.

Orientações sobre a instituição – Com cursos do Senar-MT no currículo, Renan já têm experiências como aluno da instituição e no evento esclareceu dúvidas sobre como se tornar instrutor credenciado. “Já conhecia um pouco do Senar porque fiz cursos de Normas Regulamentadoras e hoje conheci um pouco mais. É importante saber como funciona o processo para ficar por dentro das informações”, falou.

Visitantes buscaram orientações no estande

Dúvidas como a de Renan foram bastante comuns no estande da instituição, segundo a coordenadora de relacionamento com credenciado do Senar-MT, Aline Lima. Os principais questionamentos envolveram tanto o interesse de trabalhar na instituição quanto de ser aluno dos cursos. “Explicamos como funcionam os editais de credenciamento, conseguimos explanar bastante sobre o que é a instituição, como ela trabalha e como as pessoas podem participar dos treinamentos”, destaca.

Realidade virtual – Além de esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do Senar-MT quem visitou o estande também pode conhecer mais sobre a tecnologia da empresa parceria em treinamentos de maquinários agrícolas, Case IH. A marca levou para o evento um simulador em realidade virtual, que possibilitava a montagem e desmontagem de peças de máquinas agrícolas.

Dionny conseguiu cumprir toda a tarefa no ambiente virtual

Para Giovanna de Freitas, analista de treinamentos da Case IH, a tecnologia mostrou uma nova vivência para os empreendedores que visitaram a Feira. “A percepção que eles tiveram é que essa inovação vem para facilitar a capacitação e a segurança de quem está treinando. Tivemos um retorno muito positivo”, ressaltou a profissional.

O supervisor de manutenção, Dionny Moraes, conseguiu cumprir todas as tarefas dentro da oficina virtual. Segundo ele, o simulador faz diferença na prática da atividade. “É bem instrutivo e interessante para treinamento, porque tem o contato com a máquina antes de ir a campo e otimiza o tempo na prática”, destaca.

Essa foi a primeira vez que Paula fez manutenção em uma máquina

Para a enfermeira Paula Sukert, a simulação possibilitou uma experiência bem diferente. “Meus pais moram em fazenda e fui criada nesse meio. É a primeira vez que realizo manutenção em alguma máquina agrícola, mesmo de forma virtual. Ou seja, uma realidade bem diferente, mas gostei”, disse.

Parcerias – A 13ª Feira do Empreendedor foi realizada pelo Sebrae/MT, com o apoio das seguintes instituições: Fecomércio, Senar-MT, Sicredi, Fiemt, Tik Tok, Sicoob, Banco do Brasil, Desenvolve MT, Cuiabá Expo Solar, Arcade, Charge TI, Heimdallr e Yazo.


Matérias Relacionadas