Logo CNA

Alagoas

Encontro em Arapiraca reúne produtores rurais da região Agreste de Alagoas
IMG 20230216 WA0041

Durante encontro, presidente da Faeal, Álvaro Almeida, disse que eventos desse tipo evidenciam a força dos produtores rurais alagoanos

24 de fevereiro 2023

Por: Kelmenn Freitas

Fonte: Senar Alagoas

O Sindicato Rural de Arapiraca realizou, na semana passada, o 13° Encontro de Produtores Rurais do Agreste de Alagoas. O evento contou com uma palestra do pesquisador Antônio Santiago, engenheiro agrônomo da Embrapa, que falou sobre a cultura da mandioca, com foco na avaliação de variedades mais produtivas, maior rendimento de amido para atender a agroindústria e o cultivo da planta com grande produção de parte aérea para a alimentação animal.

Durante o encontro, o presidente da Faeal, Álvaro Almeida, disse que eventos desse tipo evidenciam a força dos produtores rurais alagoanos, principalmente por mostrar que a categoria busca sempre estar atualizada com as novas técnicas e tecnologias de produção, cultivo e criação.

“Não se pode achar que dá para fazer hoje, no campo, a mesma coisa que se fazia décadas atrás. Sem um trabalho de Assistência Técnica hoje não é possível ter uma produção decente. E todos aqueles que estão sendo assistidos pelo Senar têm a certeza de que estão colocando bons produtos no mercado alagoano. Eu vibro com esses encontros porque eles mostram a força da nossa categoria”, destacou.

Álvaro Almeida lembra ainda que já foram atendidos 41 grupos de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na região, resultando em cerca de 1.230 propriedades assistidas pelo Senar Alagoas nas mais diversas cadeias produtivas, entre elas a de bovinocultura, olericultura, fruticultura, piscicultura, carcinicultura, ovinocaprinocultura, avicultura e apicultura.

Evento contou com uma palestra do pesquisador Antônio Santiago, engenheiro agrônomo da Embrapa Evento contou com uma palestra do pesquisador Antônio Santiago, engenheiro agrônomo da Embrapa

Já as ações de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS) e programas especiais somaram 1.603 participantes, num total de 386 ações realizadas. Os municípios da região contemplados foram Coité do Noia, Craíbas, Girau do Ponciano, Feira Grande, Lagoa da Canoa, São Sebastião, Taquarana e Traipu, além da própria Arapiraca.

O presidente do Sindicato Rural de Arapiraca, José Adailton Barbosa, também destacou que o evento era mais uma oportunidade para a troca de conhecimento e de experiência no campo entre os produtores da região Agreste do estado.

O superintendente adjunto do Senar Alagoas, Anderson Soares, também esteve presente ao evento representando a instituição e seu corpo técnico.

Matérias Relacionadas