Logo CNA

Rio de Janeiro

SÉRIE ESPECIAL: Cuidando do Meio Ambiente
Cuidando do Meio Ambiente Capa v2

Em mais uma matéria da série comemorativa do Mês do Meio Ambiente, o SENAR Rio de Janeiro apresenta: A apicultura e a criação de abelhas sem ferrão

15 de junho 2022

A vida das abelhas é crucial para o planeta e de suma importância para a agricultura. Na busca do pólen, sua refeição, estes insetos polinizam plantações de frutas, legumes e grãos. Por meio desta polinização cerca de 80% das plantas se reproduzem.

Seja com a apicultura ou a meliponicultura, a criação de abelhas contribui com a biodiversidade e economia.

Imagem

Foto: Wenderson Araujo/Trilux

No estado do Rio de Janeiro, não diferente dos demais Estados, a apicultura é uma atividade conservadora que preenche os três principais aspectos da sustentabilidade: o econômico porque gera renda para o pequeno produtor, complementando e beneficiando as demais atividades da propriedade; o social porque utiliza a mão-de-obra familiar; e o ecológico porque não se desmata, além de evitar as queimadas para criar abelhas.

Imagem

Foto: Wenderson Araujo/Trilux

A meliponicultura, criação de abelhas sem ferrão, tem como objetivo principal a produção de mel e trata-se de uma atividade ecologicamente correta, de baixo investimento inicial e quando praticada com conhecimento e utilização das espécies corretas, evita a perda de colônias, a depredação de ninhos naturais, gerando renda de forma sustentável e contribuindo para a manutenção da biodiversidade através da polinização de grande parte das espécies de plantas nativas.

Imagem

Foto: Lucio Boechat

Ouça o áudio do Instrutor do SENAR Rio de Janeiro, Lucio Boechat, que nos fala sobre a ameaça sofrida pelas abelhas sem ferrão e a importância da meliponicultura

Na criação das abelhas sem ferrão, a arborização, com boa variedade de plantas, é fundamental para a produção de mel, em boa qualidade e quantidade. Fazer investimentos em estruturas que não deixem as abelhas expostas ao sol e chuva constantes e mais perto da natureza possível também é fundamental para a criação.

No vídeo abaixo, o meliponicultor Rogério Caldeira, orienta como fazer iscas para para as abelhas sem ferrão:

As abelhas sem ferrão não oferecem riscos ao ser humano, e criadores garantem que a colônia e fácil de ser mantida.

Com os grandes benefícios para a biodiversidade e a possibilidade de ampliação das atividades no campo, a criação de abelhas tem sido cada vez mais estimulada e o SENAR Rio de Janeiro, por meio dos seus treinamentos, gratuitos, realiza a formação de produtores e trabalhadores rurais na atividade:

Imagem

Esta é a terceira matéria da série Cuidando do Meio Ambiente, em comemoração ao mês do Meio Ambiente, veja em nosso blog as outras duas matérias anteriores: Assistência Técnica e Gerencial e As Práticas Sustentáveis da Cafeicultura Fluminense .

Fique atento às nossas redes sociais para as próximas publicações!