Logo CNA

Rio de Janeiro

Aulas externas dos três cursos técnicos do SENAR Rio agitam o sábado no polo de Campos
IMG 9537

14 de junho 2022

Calouros e veteranos dos três cursos técnicos do Senar Rio tiveram neste sábado, 11/06, aulas externas das suas Disciplinas (Unidades Curriculares) agitando a manhã do Polo de Apoio Presencial de Campos dos Goytacazes.

Os veteranos do Curso Técnico de Agronegócio e Curso Técnico em Fruticultura que estão em seu terceiro semestre de execução tiveram aulas das Unidades Curriculares de Marketing Aplicado ao Agronegócio e Seleção, Embalagem e Estocagem e seguiram junto com suas tutoras para o Mercado Municipal, Supermercado Big e o Green Market.

Imagem

Os calouros dos Cursos Técnicos em Agronegócio e Zootecnia que iniciaram suas aulas em abril/22 tiveram a primeira experiência de aulas externas com a aula da disciplina de Fundamentos do Agronegócio, realizada de forma muito especial com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca por meio de seu Programa Capacita Agro.

A aula realizada na Fazenda Lucahe em São Francisco de Itabapoana foi ministrada pelo Secretário de Agricultura de Campos, Engenheiro Agrônomo e Professor da UENF, Almy Jr, que foi acompanhado do Secretário de Agricultura de São Francisco de Itabapoana, Enaldo Barreto.

Imagem

Durante a aula presencial os alunos puderam aproveitar dos conhecimentos gerenciais, administrativos e econômicos transmitidos pelos Secretários, além do conhecimento técnico, usando os exemplos das várias atividades produtivas da propriedade que trabalha com consórcios de pimenta do reino e coco, mogno e aroeira (pimenta rosa), produção de eucalipto e mandioca, através da marca Dona Chica que produz tapioca e fécula. Ponto importante na propriedade foi a visão de aproveitamento de todo o resíduo produtivo, inclusive com um biodigestor. Foi incluída ainda a visita em uma lavoura de abacaxi, atividade que o Município de São Francisco de Itabapoana é o maior produtor do Estado e o 6º do Brasil.

Imagem

O Professor Almy Jr., falou aos alunos da oportunidade profissional em construção que esta vivência em propriedades proporciona:

“Estar estudando em um município que historicamente sempre foi importante no Agronegócio, antes do termo existir, é uma grande oportunidade aos alunos que fazem a sua formação na área. Temos estas e muitas outras propriedade que independentemente do tamanho serão salas de aulas riquíssimas e no futuro, trabalho garantido. Não há propriedade rural hoje que não tenha como gargalo para a produção a mão de obra qualificada, seja para o dia a dia do trabalho rural, como técnico responsável, gestor, trabalho com projetos ou assistência técnica“.

A Coordenadora Regional e Pedagógica, Raquel Lima, ressaltou a execução da aulas externas na formação técnica do Senar:

“As aulas externas nos Cursos Técnicos representam o SENAR, somos muito conhecidos por termos nossas salas de aula nas propriedades rurais, aliando o conhecimento teórico a prática, em um ‘aprender a fazer, fazendo’. A maioria das disciplinas de nossos Cursos Técnicos têm aulas presenciais em que os alunos terão a oportunidade de vivenciar e executar as práticas”.

Além de terem tido uma aula riquíssima, com tutores e Secretários de Agricultura de dois municípios do Norte, em uma propriedade com grande potencial e representativa do Agronegócio Fluminense, os alunos calouros dos Cursos Técnicos ainda foram convidados para um almoço, proporcionado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca de Campos dos Goytacazes.

Curso Técnico do SENAR Rio de Janeiro – Polo de Campos dos Goytacazes

O SENAR Rio de Janeiro realiza os cursos Técnicos em Agronegócio no município de Campos dos Goytacazes em parceria com o Sindicato Rural de Campos dos Goytacazes, local do Polo de Apoio Presencial.

São realizados atualmente no município o Curso Técnico em Agronegócio, com 1.200 horas de estudo, sendo 80 de aulas EAD e 20% de aulas presenciais, Curso Técnico em Fruticultura, com 1.350 horas, 70% aulas EAD e 30% presencial e o mais novo curso, o Curso Técnico em Zootecnia, com 1.200 horas, 60% aulas EAD e 40% presencial.

No município ainda temos o apoio da Prefeitura de Campos, por meio de Secretaria de Agricultura, com seu programa de incentivo a formação na agropecuária, o Capacita Agro e a parceria com o Colégio Agrícola Antônio Sarlo, que proporciona espaços produtivos para as práticas dos cursos de Fruticultura, com as adaptações pedagógicas para o ensino.

O próximo processo seletivo deve acontecer para execução das aulas no primeiro semestre de 2023.

Para conhecer mais sobre o Curso Técnico acesse as nossas redes sociais ou se preferir entre em contato com o e-mail: ead@senar-rio.com.br ou faça uma visita ao Sindicato Rural de Campos dos Goytacazes.

Matérias Relacionadas