Logo CNA

Acre

SENAR – Acre realiza encerramento de atendimentos do projeto de ATeG Senar + Produção
Encategmaisp1

5 de agosto 2022

Produtores rurais compareceram à cerimônia na Casa do Produtor. Foto: ASCOM

Reunindo produtores rurais, técnicos de campo e equipe institucional na Casa do Produtor, localizada no Parque de Exposições de Rio Branco, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – Acre) realizou na manhã desta sexta (5), a cerimônia de encerramento do ciclo de atendimento da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) através do projeto SENAR + Produção.

encategmaisp2.jpeg

Mais de 150 produtores compareceram ao encontro. Foto: ASCOM

O projeto integra o programa de incentivo do SENAR Central, e teve como meta atender 160 produtores rurais de três cadeias produtivas (mandiocultura, fruticultura e cafeicultura) em seis municípios: Cruzeiro do Sul, Acrelândia, Brasileia, Capixaba, Porto Acre, Epitaciolândia. Os atendimentos técnicos iniciaram em julho de 2020 e finalizaram em julho deste ano.

encategmaisp3.jpeg

Stefanye Torres, coordenadora de ATeG no Acre. Foto: ASCOM

“Tivemos resultados tantos técnicos como socioeconômicos durante os dois anos de atendimento. Pessoas que conseguiram sair de números pequenos para uma situação de maior renda e, consequentemente, uma maior qualidade de vida”, destacou a coordenadora da ATeG do SENAR no Acre, Stefanye Torres.

encategmaisp4.jpeg

Projeto visou beneficiar produtores de três grandes cadeias produtivas do Acre. Foto: ASCOM

Entre os produtores que participaram do evento, esteve Gersi de Souza, presidente da Associação Apruracan e produtor da cafeicultura em Acrelândia. “Mais de 70 famílias da minha comunidade estão sendo beneficiadas graças às ações da ATeG. O atendimento com a técnica de campo, a Thays, está se encerrando, mas tudo que ela nos ensinou vai permanecer conosco, se Deus quiser”, relatou Gersi.

encategmaisp5.jpeg

Ana Magali Silva, técnica de campo que atuou no projeto dentro da cadeia de fruticultura. Foto: ASCOM

Ana Magali Silva, engenheira agrônoma e técnica de campo que atuou com produtores da fruticultura em Epitaciolândia, destacou a importância de projetos como este para a mudança não só das unidades familiares, mas das comunidades como um todo: “Cada pessoa que realmente acredita no projeto, que nos recebe de braços abertos para uma troca de experiência, vê a mudança acontecer na propriedade. A ATeG promove não apenas desenvolvimento produtivo e econômico, mas também de experiência e vivência com as pessoas.”

encategmaisp6.jpeg

Assuero Veronez, presidente da FAEAC. Foto: ASCOM

“Ninguém sabe tudo, e sempre que podemos ter a oportunidade de receber ajuda, principalmente de um programa rico como a ATeG, devemos aceitá-la”, falou Assuero Veronez, presidente da FAEAC.

encategmaisp7.jpeg

Equipe do SENAR com produtores e técnicos do projeto Senar + Produção. Foto: ASCOM

“Agradeço não só à minha equipe, que dá conta de todas as demandas, mas principalmente aos técnicos de campo, que representam o SENAR na ponta, e aos produtores rurais, por terem feito o esforço de virem até aqui celebrar conosco. Para a mudança verdadeira, temos que persistir, e foi isso que vocês fizeram. Obrigado por acreditarem no SENAR”, agradeceu o superintendente Mauro Marcello Gomes de Oliveira.

Matérias Relacionadas