Logo CNA

Acre

Senar – AC promove dia de campo para produtores rurais da ATeG Mandiocultura
Ategmandsete231

Encontro aconteceu em Porto Acre

30 de setembro 2023

Grupo de produtores participaram de dia de campo da ATeG Acre. Foto: ASCOM

Incentivando a troca de experiências como ação qualitativa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar – Acre) realizou no dia 27, em Porto Acre, um dia de campo voltado para os produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na cadeia produtiva de mandiocultura.

Equipe do Senar – AC com os produtores rurais Antonio Elias Amaral de Lima e Sônia de Lima. Foto: ASCOM

Foram mais de 20 produtores convidados para a ação, realizada na propriedade Realeza. Para recepcionar a equipe do Senar – AC e os convidados, o produtor rural Antonio Elias Amaral de Lima (proprietário) destacou a importância da ATeG para o crescimento de sua propriedade, e como, mesmo após o período de 2 anos de atendimento gratuito, ele continuou adaptando e aperfeiçoando as técnicas aplicadas na propriedade.

Visitantes observaram um dia de trabalho na propriedade Realeza (Porto Acre – AC). Foto: ASCOM

“É preciso acreditar na metodologia, porque senão vira uma briga entre os produtores e os técnicos de campo, e não é assim que as coisas devem ser. O maior prazer pra mim é poder passar os conhecimentos que fui aprendendo ao longo da vida, assim facilita também a vida de vocês. Vou semear conhecimento, e resta a vocês regar e cuidar desses ensinamentos para crescer em qualidade e quantidade”, destacou Antônio.

Casa de farinha da propriedade foi adaptada para agilizar e otimizar o trabalho. Foto: ASCOM

O dia de campo contou com visita à casa de farinha da propriedade, equipada e adaptada para agilizar e facilitar o processamento das colheitas de mandioca. Para Maria Giselia Souza, produtora do Bujari que está sendo atendida pela ATeG há um ano, o momento foi de suma importância para levar novidades ao seu próprio plantio.

Maria Giselia Souza, produtora do Bujari atendida pela ATeG. Foto: ASCOM

“Nós estávamos contando com esse momento. Eu comecei em outros projetos, mas agora tô na mandiocultura. A gente lá não tem a estrutura que vocês têm, então eu – e acredito que todos que estão aqui – só tenho a agradecer. Vamos levar só bons conhecimentos daqui, tenho certeza”, disse Maria Giselia.

Troca de conhecimento foi o principal objetivo do encontro. Foto: ASCOM

“O Senar – Acre se preocupa também com essa troca de conhecimentos entre os produtores rurais. Sempre há espaço para que todos exerçam seu trabalho dignamente da melhor forma possível, e promover esse tipo de ação é parte essencial das ações de ATeG no Estado”, explicou Stefanye Torres, coordenadora da Assistência Técnica e Gerencial do Senar – AC.

Sobre a ATeG

Iniciada em 2018 no estado do Acre com uma turma de produtores rurais da cadeia produtiva do leite, hoje são atendidos mais de 1.100 produtores em 14 municípios, totalizando 1.784 propriedades atendidas pelos técnicos de campo do Senar. Através da ATeG, são desenvolvidas as cadeias produtivas de Bovinocultura de leite, Mandiocultura, Bovinocultura de Corte, fruticultura, piscicultura, horticultura, suinocultura, avicultura e cafeicultura.

Matérias Relacionadas