Logo CNA

Projeto Agro.BR define ações para fomentar a cultura exportadora em 2024
27 10 Agro B Rcapa1

Encontro de consultores estaduais foi realizado durante a semana na sede da CNA

27 de outubro 2023
Por CNA

Brasília (27/10/2023) – Os consultores estaduais do projeto Agro.BR encerraram a programação do encontro, na sexta (27), com uma visita ao HUB CNA Digital. Durante a semana, eles cumpriram uma ampla agenda com reuniões e apresentações, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.

O Hub é um programa da CNA dedicado a mapear e tornar as soluções tecnológicas acessíveis aos produtores rurais, sempre alinhado aos desafios do agro. Com uma visão voltada para o desenvolvimento e consolidação de negócios inovadores, busca transformar ideias disruptivas em soluções práticas e eficientes para o campo.

Consultores conhecem startup no Hub CNA Digital Consultores conhecem startup no Hub CNA Digital

Os consultores estiveram nas instalações do espaço e tiveram a oportunidade de conhecer de perto o trabalho da startup All to Space, que tem um projeto que visa ampliar a conectividade das áreas rurais brasileiras por meio da tecnologia de satélites espaciais.

Encontro – Os consultores do Agro.BR ficaram reunidos na seda da CNA, em Brasília, desde segunda (23), em uma imersão no projeto Agro.BR para um balanço das atividades, apresentação de resultados, troca de experiências, capacitação e planejamento de ações para 2024. O projeto Agro.BR tem 1.272 participantes em diversas cadeias produtivas, com enfoque para o setor de fruticultura, apicultura e cafeicultura.

Imagem

“O encontro foi muito proveitoso pelo conhecimento e experiências compartilhadas entre profissionais de diferentes regiões e realidades do país, mas que se uniram com o propósito de desmistificar o processo de exportação para o pequeno e o médio produtor rural brasileiro”, destacou o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira.

Imagem

“O esforço que temos é o de inserir no mercado internacional pequenos e médios produtores rurais de cadeias, especialmente as que não são tradicionais na nossa pauta exportadora. É um trabalho de fomento à cultura exportadora voltado para o campo”, disse a diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori.

O coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, e a assessora de Relações Internacionais, Rosi Bandera, conduziram o encontro, que contou com a presença de representantes de federações de agricultura e pecuária, Diretoria Técnica da CNA, Apex Brasil e Sebrae, entre outras instituições.

Na sexta (27), a presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, Stéphanie Ferreira, participou do encontro na sexta (27), e explicou todo o funcionamento, objetivos e metas do grupo de lideranças femininas e destacou a importância do Agro.BR para produtoras rurais de todo o país.

Stéphanie Ferreira fez apresentação da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA Stéphanie Ferreira fez apresentação da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA

“A capilaridade é nossa, mas o potencial do trabalho é de vocês. Com certeza as parcerias e a sinergia entre a Comissão e o Agro.BR pode render bons resultados”, disse Stéphanie. Segundo a assessora de Relações Internacionais da CNA, Rita Padilla, o projeto Agro.BR olha, com atenção, a participação feminina no fomento à cultura exportadora.

No debate de encerramento, o grupo tratou sobre o futuro das ações do projeto Agro.BR, em sua versão 3.0.

Com a palavra, os consultores:

Imagem

“O encontro foi bastante satisfatório e muito enriquecedor. Houve uma troca muito forte entre a equipe, sempre com o foco no produtor rural. O ano de 2024 será muito promissor e com muitas iniciativas para contribuir e impactar o produtor através da internacionalização”.

Amanda Lopes, consultora no escritório estadual do Ceará, responsável por atender empreendedores rurais nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí e Maranhão.

“De forma resumida, somos movidos por desafios e não tememos obstáculos ou dificuldades. Isto nos estimula, pois somos uma equipe multidisciplinar integrada, unida e com o propósito de servir nossos produtores e contribuir que estes levem os produtos do agronegócio brasileiro que alimenta o mundo e prove geração de renda e qualidade de vida a milhares de famílias, seja em áreas rurais ou urbanas. Voltamos para nossas bases estaduais na certeza que já realizamos muito e ainda realizaremos muito mais nesta nova etapa que se inicia”.

Paulo Campos, consultor no escritório estadual de Minas Gerais. Também atende empresários rurais no Espírito Santo.

“Foi uma semana muito proveitosa. O encontro presencial permitiu com que trocássemos práticas de trabalho, escutássemos profissionais técnicos da CNA de cadeias que atendemos pelo projeto, ouvíssemos lideranças inspiradoras, recebêssemos o direcionamento do novo ano de trabalho e comemorássemos o sucesso que o Agro.BR está tendo e o quanto podemos promover os produtores e os nossos produtos brasileiros mundo afora. Foi muito bom mesmo!”.

Luana Krieger, consultora no escritório estadual do Rio Grande do Sul. Atua também no atendimento a demandas de Santa Catarina e Paraná.

“A semana Agro.BR foi extremamente importante para uma imersão nas entregas da equipe, análise dos processos, busca de melhores práticas, pensar e projetar as próximas ações. Muito bom estar presencialmente com esta equipe incrível e colaborativa. Tudo em prol dos pequenos e médios produtores rurais no direcionamento do agro brasileiro para o mercado externo”.

Ana Lúcia Parente, consultora no escritório estadual de São Paulo. É responsável pelo apoio a produtores e agroindústrias de São Paulo e Rio de Janeiro.

“Foi um momento de muita troca entre a equipe. Pudemos ver boas práticas que outros estados estão aplicando no projeto em seus estados e assim, conseguirmos ter insights para aplicar na nossa região também. Foi um ótimo momento para pensar 2024 e como nos destacaremos ainda mais, conversamos bastante sobre isso e vimos muita coisa boa por aí”.

Nathália Alves, consultora no escritório estadual de Mato Grosso do Sul. Desde 2020, apoia empreendedores rurais brasileiros em Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal.

“O encontro de consultores veio em momento apropriado. Na ocasião podemos apresentar os resultados e perspectivas. A integração da equipe é fator de êxito para superar os desafios da internacionalização do agro na Bahia e nos Estados adjacentes”.

Roberto Vianna, consultor no escritório estadual da Bahia desde 2020, apoiando empreendedores rurais da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Tocantins.

“A semana de encontro dos consultores foi muito produtiva, pois é um momento de troca de experiências positivas, de construções de soluções capazes de impactar a vida dos nossos produtores rurais e de todos os envolvidos. O Agro.BR é um projeto de internacionalização que busca a inclusão responsável dos pequenos e médios produtores, levando em consideração as peculiaridades regionais”.

Giselle Amaral, consultora no escritório estadual do Pará. Atua junto a produtores também no Amapá, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação