ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Minas Gerais

Programa AgroNordeste comemora alcance de 100% da meta em Minas Gerais

12 de janeiro 2021
Por Senar

O AgroNordeste, programa que presta assistência técnica e gerencial a propriedades do semiárido, conclui 2020 comemorando 100% da meta de atendimento executada. São 54 grupos assistidos em Minas Gerais, o que significa capacitação, conhecimento e geração de renda para 1620 produtores rurais. A equipe conta com 54 técnicos de campo e quatro supervisores, que atuam nas regionais de Araçuaí e Montes Claros.

Segundo o coordenador do programa no SENAR MINAS, o analista técnico Ricardo Tuller, os trabalhos começaram em março deste ano com um grupo pequeno de produtores e, especialmente neles, já se notam o avanço da produtividade, melhoria das técnicas de produção e aumento da renda.  O programa assiste oito cadeias no estado: Apicultura, Avicultura, Cafeicultura, Fruticultura, Olericultura, Bovinocultura de Corte e Leite e Piscicultura. As atividades seguem até dezembro de 2022.

“As duas principais mudanças até o momento são a implantação de medidas de impacto dentro da propriedade já nas primeiras visitas e a o uso de tecnologias dentro das atividades produtivas”, detalha Tuller. Os assistidos também estão recebendo treinamentos de formação profissional rural para capacitar a mão de obra nas propriedades, visando o incremento de renda.