Logo CNA

INTL FC Stone aumenta estimativa para a soja no Brasil
Graos88 57 0 23836200 1515009877

2 de fevereiro 2017
Por CNA

Por: Revista Globo Rural

A produção brasileira de soja na safra 2016/2017 deve ficar próxima de 104,1 milhões de toneladas. É a estimativa da consultoria INTL FC Stone, revisada para cima em relação ao divulgado em janeiro: 102,8 milhões de toneladas.

De acordo com os consultores, houve uma melhora na expectativa de produtividade nas lavouras, revisada de 3,06 para 3,1 toneladas por hectare. Não houve revisão da área plantada em relação ao informado pela empresa no mês passado. A estimativa é de 33,58 milhões de hectares.

Em nota, a consultoria avalia que a situação das principais regiões produtoras no país é positiva, com a expectativa de “resultados inéditos”. A empresa destaca, no entanto, que ainda há preocupações com o clima em algumas regiões, o que pode levar a alteração no rendimento das lavouras.

“A ocorrência de chuvas muito frequentes, além de atrasar a colheita, dificulta os tratos culturais e pode trazer prejuízos para a produtividade. Não é só o excesso de umidade que preocupa, a falta de luminosidade também tem efeitos prejudiciais”, pondera a analista de mercado da consultoria, Ana Luiza Lodi, na nota.

No quadro geral de oferta de demanda para a soja no Brasil, a consultoria considera uma disponibilidade total de 106,5 milhões de toneladas de soja (soma da produção estimada e estoques iniciais de 1,9 milhões de toneladas). A temporada atual deve terminar com reservas de 5,05 milhões de toneladas.

“Mesmo com a elevação da estimativa de exportações para 57 milhões de toneladas, uma produção recorde em 104 milhões de toneladas levaria a um contexto de estoques mais confortáveis, após balanços apertados nos últimos anos”, resume Ana Luiza, no comunicado.