Notícias
CNA, Faeg e Secretaria de Meio Ambiente de Goiás fecham parceria para levar projeto RetifiCAR ao estado
Instituições assinaram acordo de cooperação técnica na quinta (1), em Goiânia. Fotos: Fredox/Ascom Faeg
Brasília (01/08/2024) – A CNA assinou um termo de cooperação técnica, na quinta (1º), em Goiânia, com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para desenvolver o projeto RetifiCAR no estado.
A iniciativa é voltada à regularização ambiental de propriedades rurais ao auxiliar os produtores na retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O RetifiCAR começa em Goiânia, Inhumas e Itauçú, em formato piloto e pode ser ampliado para outros municípios goianos.
“Vamos continuar trabalhando de forma conjunta e nos empenhar para que o projeto seja um sucesso e possamos levar para todo o estado”, destacou o vice-presidente da Faeg, Eduardo Veras.
O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, falou sobre a importância do CAR e do Código Florestal para o setor agropecuário, ao destacar que o Brasil é reconhecido mundialmente por sua produção sustentável.
Segundo Lucchi, o CAR é o pontapé inicial para que o produtor rural possa acessar diversas políticas públicas, mas ainda não conseguiu avançar, por isso o cadastro se tornou um ponto prioritário nas ações da Comissão de Meio Ambiente da CNA.
“O RetifiCAR tem a função de soluçar as questões básicas do processo de regularização. Por isso é importante avançarmos nessa agenda, porque sabemos que as exigências sobre o produtor rural aumentam, com um protecionismo disfarçado de proteção ambiental, principalmente vindo da Europa.”
O diretor técnico ressaltou que o projeto foi levado para Goiás devido à parceria com o Sistema Faeg e ao bom relacionamento com a Semad, o que vai contribuir para que o produtor local tenha acesso à regularização ambiental.
“Temos que ter respostas imediatas e isso passa pelo CAR. A regularização do cadastro é a chave de tudo e queremos tornar o RetifiCAR um projeto nacional, mas não é um trabalho que se faz sozinho. A análise do CAR precisa ser prioridade para que o produtor possa ter todos os benefícios que o cadastro oferece. O Brasil é uma referência em produção sustentável e precisamos capitalizar isso.”
Segundo o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás, Dirceu Borges, a região escolhida para iniciar o RetifiCAR, localizada na Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte, tem mais de três mil cadastros do CAR que precisam ser analisados.
“É uma região importante para o abastecimento da região metropolitana e esse projeto será de grande relevância para ajudar nessa questão, porque a regularização do CAR é um gargalo do setor.”
A secretária da Semad, Andréa Vulcanis, elogiou a iniciativa e afirmou que o CAR é o último gargalo que ainda não está resolvido para os produtores rurais em relação às questões ambientais. Ela explicou que o governo do estado está investindo em uma nova tecnologia que dará celeridade a esse processo e deverá ser implantada ainda esse ano.
Cláudia Mendes, coordenadora do RetifiCAR, fez uma apresentação do projeto e mostrou as etapas e gargalos da regularização ambiental brasileira.
Segundo ela, o principal gargalo é o número de cadastros analisados, porque dos mais de 7,2 milhões de cadastros realizados, apenas 27% passaram por alguma análise e desses, apenas 1,4% tiveram o processo de regularização concluída.
A CNA também realiza o RetifiCAR nos estados de Minas Gerais, Rondônia e Ceará.