ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

CNA e Faerj promovem mutirão do RetifiCAR em Magé
Retificar rj2

Projeto auxiliou produtores na retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Evento foi realizado durante a comemoração do Dia Mundial da Agricultura.

21 de março 2025
Por CNA

Brasília (21/03/2025) – A CNA e a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio de Janeiro (Faerj) promoveram, na quinta (20), em Magé, um mutirão do RetifiCAR. Essa é a primeira ação do projeto no estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa tem parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e visa auxiliar produtores rurais na regularização ambiental das propriedades por meio da retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura de Magé, a principal atividade produtiva do município é a olericultura, sendo o maior produtor de aipim do estado, com faturamento anual de 15 milhões.

Imagem

A maior parte dessa produção é comercializada na Feira de São Cristóvão, voltada às tradições nordestinas no Rio de Janeiro.

O atendimento aos produtores é gratuito e os técnicos do RetificAR auxiliam na realização de ajustes e retificações no cadastro, para garantir que as informações estejam corretas e completas e o produtor tenha segurança quanto à regularização ambiental da sua propriedade.

No Rio de Janeiro, o RetifiCAR vai atender produtores em 18 municípios e os próximos mutirões serão realizados em Rio Bonito (27/03), Itaboraí (29/04) e Tanguá (30/04).

Lançado em 2023 pela CNA, o projeto já atendeu mais de duas mil propriedades rurais em Alagoas, Ceará, Goiás, Minas Gerais e Rondônia. Para 2025, estão previstos o início do RetifiCAR em mais estados.

Áreas de atuação