CNA participa do V Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher

Evento aconteceu na Câmara dos Deputados
Brasília (26/03/2025) – A Comissão Nacional das Mulheres da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (25), do V Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher no Legislativo, realizado na Câmara dos Deputados.
Durante o evento, a segunda vice-presidente da Comissão, Antonielly Rottoli, integrou o painel “O fortalecimento da autonomia econômica da mulher”, mediado pela deputada federal Any Ortiz (Cidadania/RS).
Rottoli, que é produtora rural e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Alto Paraíso (RO), compartilhou sua trajetória no setor e falou sobre o papel essencial das mulheres no campo.
“A Comissão Nacional das Mulheres foi criada para desenvolver lideranças femininas no agro. A CNA investe em capacitação para que a mulher do campo perceba que pode conquistar seu espaço e sua independência financeira.”
Ela também enfatizou a importância da representatividade feminina em posições estratégicas.
“É muito importante a mulher do campo ver em nós que é possível e o espaço está ali para ser ocupado. Eu como muitas outras mulheres que estão na CNA temos o dever de representatividade, que elas vejam em nós a esperança e a possibilidade de chegarem até aqui”.

Além disso, Antonielly destacou o crescimento da participação feminina no agronegócio.
“Um estudo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em parceria com o Núcleo Econômico da CNA mostra que, de 2012 a 2024, houve um crescimento de 8,3% da participação feminina nas atividades do setor, com mais de 800 mil mulheres. É muita mulher trabalhando no setor, envolvida direta ou indiretamente, fortalecendo a presença feminina no agronegócio e que as mulheres que estão no campo consigam chegar onde estamos”.