Logo CNA

Minas Gerais

Filhos de produtores assistidos pela ATeG Agroindústria participam de intercâmbio

3 de novembro 2020

Por: SENAR MINAS

“Gostei muito de ter participado. Saí de casa, fui a um lugar diferente, conheci muitas cabras, tirei leite delas e ainda levei para casa um queijinho de cabra para experimentar.” O relato é de Lázaro Fonseca, 11 anos, filho dos produtores rurais Vagner e Nívea Fonseca, de Maripá de Minas, na Zona da Mata. No Sítio Boa Esperança, o casal trabalha com bovinocultura de leite.


Filhos de produtores assistidos pelo ATeG Agroindústria participam de intercâmbio
A veterinária e produtora Karine, sua filha Zoé e Lázaro

Lázaro participou de um intercâmbio, promovido pela instrutora e técnica especialista Aline Machado Castro, responsável pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) voltada às agroindústrias artesanais de queijo minas em Mar de Espanha, do qual fazem parte os pais de Lázaro.

A atividade consistiu de uma visita à agroindústria CabraKadabra, de Leopoldina, conduzida pela produtora de leite de cabra e veterinária Karine Meirelles, também assistida pelo ATeG Agroindústria. Lázaro foi recebido por Karine e por sua filha, Zoé, de cinco anos.

Aline explica que Karine tem, em sua propriedade, um projeto de turismo rural. “Ela ensinou ao Lázaro sobre o trato com as cabras, sobre a ordenha e, junto com Zoé, passaram o dia na troca de saberes.”

Função social

Filhos de produtores assistidos pelo ATeG Agroindústria participam de intercâmbio

Aline afirma que ficou encantada por promover um dia diferente para as crianças, que sempre me perguntam, curiosas, sobre seu trabalho e sobre como é a vida nas outras propriedades que ela assiste. "O papel social da ATeG traz oportunidade de desenvolvermos iniciativas férteis, de entrosamento, aprendizagem e oportunidade para as crianças conhecerem outras crianças que vivem e são felizes no campo”, avalia.

O grupo de ATeG Agroindústria formado em Mar de Espanha, em março deste ano, reúne produtores das cidades de Belmiro Braga, Mar de Espanha, Chiador, Maripá, Rochedo, Leopoldina, Além Paraíba, Cataguases, Santo Antônio do Aventureiro, Pequeri e Juiz de Fora.

A iniciativa é desenvolvida por meio da parceria entre o Sistema FAEMG/SENAR/INAES e o Sindicato dos Produtores Rurais de Mar de Espanha. São feitas visitas mensais de quatro horas em cada uma das agroindústrias participantes, além de serem promovidos treinamentos e eventos técnicos da cadeia produtiva. O participante recebe orientações técnicas e gerenciais por dois anos.

Matérias Relacionadas