Logo CNA

Família triplica produção de hortaliças com ATeG do Senar
49099421363 97775ea31c c

Com atendimento, casal amapaense corrigiu erros e passou a produzir mais

22 de maio 2023
Por Senar

Brasília (22/05/2023) – Valdomiro Monteiro Macedo viu sua produção de hortaliças mudar quando a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar chegou à sua propriedade em Macapá (AP).

O produtor e a esposa Vânia Lúcia começaram a produzir e a comercializar hortaliças na área rural da capital amapaense, mas as coisas não iam muito bem. "A vida do produtor não é nada fácil, o serviço é de domingo a domingo, para onde olhar tem. No começo foi muito difícil”, conta Valdomiro Macedo.

De acordo com o técnico de campo que atende o casal, Emerson Leitão Bessa, o principal erro da produção era o excesso de adubação.

“O produtor usava uma quantidade muito grande de adubo, além do ataque muito grande de pragas. Foi daí que fizemos alguns cálculos para ele melhorar a eficiência do solo”, disse.

Produtor Valdomiro Monteiro Macedo Produtor Valdomiro Monteiro Macedo

Além da correção de solo, o técnico orientou o produtor a criar galinha caipira para usar o esterco para compostagem e, com isso, ter uma produção mais natural e um produto com mais qualidade.

“Também trabalhamos a parte de comercialização e a diversificação da produção com o plantio de algumas espécies de frutas”, completa Bessa.

Mudanças feitas, a produção triplicou e além das feiras e comércios da região, o casal passou a vender para restaurantes, escolas, cozinha industrial e a fazer entregas em domicílio três vezes por semana.

"Temos esse diferencial que é o direto do produtor até o consumidor final. Isso é muito bom, tem preço e qualidade”, avalia Waldomiro Macedo.

Agora, com o resultado das vendas, os produtores estão construindo uma casa maior para a família e também compraram um lote para ampliar a produção de hortaliças, passando de um para três hectares, além de gerar empregos na região, com a contratação de funcionários para conseguir atender a demanda.

A história do casal Waldomiro e Vânia foi ao ar no programa Nosso Agro no sábado (20). Assista a reportagem na íntegra:

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas