Logo CNA

Mato Grosso

Família de Carlinda comemora evolução da propriedade com a chegada da ATeG
20220708 090700 scaled

Família de Carlinda já está colhendo frutos da assistência técnica e gerencial que tem recebido do Senar-MT

18 de agosto 2022

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

No sítio Recomeço, localizado em Carlinda (MT), as refeições são sempre recheadas de muitas frutas. Logo depois do café da manhã, antes mesmo do sol esquentar já começam as entregas dos produtos para os supermercados e também para os clientes individuais. Luiz Eduardo e Vanessa, Enedir e Cenira são os protagonistas desta história que, ainda está no começo, mas já pode ser considerado um caso de sucesso.

0

Luis Eduardo com polpas de frutas produzidas na propriedade

Há cerca de dois anos Luis Eduardo, filho de Enedir e Cenira se casou com Vanessa. Os recém-casados deixaram seus trabalhos na cidade para ajudar os pais de Luiz. Neste mesmo período começaram a ser atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

Seo Enedir e dona Cenira já vendiam quiabo, vagem e polpa de algumas frutas de porta em porta. Com a chegada do filho, da nora e também da assistência técnica, a evolução da propriedade acelerou. “Com a visita frequente do técnico do Senar-MT tudo ficou mais fácil. Temos a oportunidade de tirar as dúvidas e corrigir os pequenos desvios em tempo de não ter prejuízo”, conta Luis Eduardo.

Vanessa acrescenta que mais que orientação, a assistência técnica leva conhecimento e gestão para a propriedade. “Começamos a lidar melhor com as doenças que atingem e prejudicam muito as culturas. Muitas vezes, uma ação ou iniciativa simples que fazemos orientados pelos técnicos tem um excelente resultado”.

0

Recepção do Dia de Campo de fruticultura realizado na propriedade da família

Para seo Enedir e dona Cenira, a ajuda chegou em boa hora. “A parte de anotações ficou com a Vanessa. O caderno do produtor é uma ferramenta simples, mas muito eficiente. Com as anotações sabemos tudo o que acontece dentro da propriedade”.

A propriedade é pequena, mas todos os cantinhos são aproveitados. A família ampliou e diversificou a produção. “Temos frutas, verduras e legumes, mas o nosso forte é a banana”, destaca Luis Eduardo. O sonho da família é ampliar a produção ainda mais e melhorar a qualidade dos produtos.

Ampliação – A Assistência Técnica e Gerencial do Senar-MT atingiu a marca de quatro mil propriedades atendidas, em mais de 10 cadeias produtivas. Os interessados em receberem a assistência, sem qualquer custo, devem demonstrar interesse ao Sindicato Rural que atenda a sua localidade.

Selo

Matérias Relacionadas