CNA Jovem 10 anos: O conhecimento como legado
Conheça a história de Lucas Lopes Castro, de Rio Verde (GO)
Brasília (19/12/2024) – Encontrar pessoas e instituições que oferecem oportunidades, estar nos lugares certos, tomar iniciativa, buscar sempre o conhecimento, propor soluções que mudem a realidade local e beneficiem os produtores de alimentos. Lucas Lopes de Castro, de Goiás, conhece muito bem o caminho que precisou construir em sua trajetória de sucesso no agro.
Neto e filho de produtores de soja e milho em Rio Verde, no Sudoeste de Goiás, Lucas iniciou sua trajetória em programas de liderança no próprio município. Da cidade, por recomendação de pessoas que atuam no sindicato rural, ele conheceu o Faeg Jovem, programa de formação de líderes rurais da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).
Na Faeg, Lucas fez contato com o presidente da Federação, José Mário Schreiner, por meio do assessor técnico Alexandre Câmara, do Sindicato Rural de Rio Verde. “Nesta época, eu participava de reuniões sobre temas importantes do setor, inclusive com a CNA, levando demandas da nossa região para as esferas estadual e nacional”, lembra Lucas.
Quando foi criada a Comissão Jovem da Faeg, em 2018, Lucas teve atuação protagonista e chegou à presidência do colegiado. Depois de atuar no município e no Estado, faltava a participação em um programa nacional.
E foi graças à sugestão de pessoas próximas que Lucas fez a inscrição e foi aprovado para as etapas estadual e nacional do CNA Jovem, que estava na 3ª edição. “Foi uma virada de chave importante na minha trajetória profissional. Trouxe uma outra visão, abriu oportunidades. O programa focou na formação, principalmente em gestão, liderança, e também no aspecto econômico do setor, nas questões nacionais e internacionais”, relata.
Para Lucas, participar de um programa nacional trouxe o entendimento de como a formulação das políticas públicas em Brasília interfere no município e impacta as cadeias produtivas.
No CNA Jovem, Lucas desenvolveu um programa logístico que integrava os modais rodoviário, ferroviário e aquaviário para facilitar o escoamento da produção agropecuária.
A interligação modal envolvia a produção nas propriedades rurais e o porto seco em Rio Verde, utilizado para armazenar a produção de grãos que seria escoada, à Ferrovia Norte-Sul e o Porto de São Simão, às margens do Rio Paranaíba, sendo um importante ponto de ligação com a Região Sudeste.
“Depois do CNA Jovem, apresentamos o projeto na Faeg, que foi incorporado a outras propostas apresentadas ao governo estadual dentro de um programa de integração maior, que Goiás já tinha como política pública. Algumas de nossas ideias foram incorporadas e ajudaram a aprimorar a logística no estado”, conta.
Após sua participação no CNA Jovem, Lucas, que entrou no programa como técnico agropecuário, concluiu a faculdade de agronomia em 2021. Hoje, ele trabalha com o desenvolvimento de mercados em uma multinacional, que exige uma série de viagens pelo estado de Goiás e Triângulo Mineiro, realizando capacitações técnicas, eventos e atuação como “guardião da estratégia da companhia no território”.
Para Lucas, o programa deixou um legado que ele pretende seguir quando o assunto é liderança. “Quero fazer especializações nas áreas de liderança e gestão. Graças ao CNA Jovem, minha vida deu uma guinada. Ajudou muito. Estou com perspectivas muito boas”, conclui.
Programa CNA Jovem – O CNA Jovem, que comemora 10 anos neste ano, é uma iniciativa do Sistema CNA/Senar com foco no desenvolvimento de lideranças no setor agropecuário. O programa visa promover a inovação e a sucessão de jovens a posições de liderança nas propriedades rurais, associações, cooperativas e organizações do agro brasileiro.
A história de Lucas foi a última de uma série de matérias divulgadas em 2024 no site para celebrar a data.
Conheça outras histórias
CNA Jovem 10 anos: “Quero inspirar mais mulheres no campo”
CNA Jovem 10 anos: Caminhos e conexões com o campo
CNA Jovem 10 anos: Liderança indígena no agro
CNA Jovem 10 Anos: continuar no campo motivada por um propósito
CNA Jovem 10 Anos: Leis, roça e sorvetes
CNA Jovem 10 anos: Caminhos para transformar uma comunidade
CNA Jovem 10 anos: O agro no caminho da inovação
CNA Jovem 10 anos: Sucessão que revela desafios e muda rota profissional
CNA Jovem 10 anos: Conselho do pai inspira filho a aplicar conhecimento no campo