Amazonas
Notícias
Faea instala Comissão de Fruticultura e realiza doação de equipamentos para auxilio no combate à monilíase
De acordo com o presidente Muni Lourenço, comissão é formada por produtores do segmento visando debater gargalos e sugerir propostas de encaminhamentos e de pleitos para levar os assuntos a autoridades, Governo e instituições
Por: ASCOM - Sistema Faea Senar Fundepec/AM
A Faea, realizou no dia 28 de setembro, na sede do Sistema Faea Senar Fundepec/AM, a instalação da Comissão de Fruticultura da Federação. O objetivo da federação é reativar comissões já existentes e criar novos grupos de trabalho visando fortalecer os setores produtivos do Amazonas.
De acordo com o presidente da Faea, Muni Lourenço, a comissão é formada por produtores do segmento visando debater gargalos e sugerir propostas de encaminhamentos e de pleitos para que Faea possa levar os assuntos à frente junto às autoridades, Governo e instituições.
“A fruticultura é um segmento importante no setor primário, com um potencial imenso, mas também enfrenta uma série de desafios, por isso a necessidade da comissão e, além disso, queremos também uma comissão que interaja com a Comissão Nacional de Fruticultura, que existe na estrutura da CNA. Então, tudo que for discutido aqui terá eco a nível nacional”, destacou, na ocasião.
O fruticultor e presidente do Sindicato Rural de Rio Preto da Eva, Eduardo Castelo, foi nomeado presidente da Comissão de Fruticultura pelo presidente da Faea, Muni Lourenço.
Doação
Durante a reunião, Muni Lourenço realizou a entrega de uma doação de equipamentos, por parte da FAEA. Foram doadas duas motosserras à Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF), atendendo à demanda da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado do Amazonas (SFA/AM), para auxílio no combate à monilíase em plantações de cacau e cupuaçu, no Amazonas.
“Agradeço à FAEA por essa doação que vai ajudar e fortalecer as equipes. Essa doença é extremamente preocupante. Se não houver intervenção e manejo ela dizima as plantações de cacau e cupuaçu”, alertou o titular da SFA/AM, Guilherme Pessoa.
Ainda durante o evento, foi realizada uma palestra com o tema “O panorama da fruticultura no Brasil e no Amazonas”, ministrada pelo Dr. Marcos Garcia, da Embrapa. Também estiveram presentes na reunião, o superintendente adjunto do Senar-AR/AM, Petrucio Magalhães, o assessor da presidência da FAEA, Marcos Pinheiro, o gerente de Defesa Vegetal da Adaf, Sivandro Campos e fruticultores convidados.
Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM
https://www.facebook.com/sistemafaeasenar
@sistemafaeasenar