Logo CNA

Expointer – Presidente da CNA participa de reunião da Federação das Associações Rurais do Mercosul
Whats App Image 2022 09 01 at 16 23 59

Encontro aconteceu na quinta (1º) durante a programação da Expointer 2022

1 de setembro 2022
Por CNA

Esteio, RS (01/09/2022) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, participou da reunião do Conselho Diretivo da Federação das Associações Rurais do Mercosul (Farm), na quinta (1º), em Esteio (RS).

O encontro aconteceu na Casa do Sistema Farsul, durante a 45ª edição da Expointer, com a presença de autoridades e presidentes de federações estaduais do Brasil e presidentes das federações rurais da Argentina, Uruguai e Paraguai.

Na abertura da reunião, conduzida pelo presidente da Farm, Gonzalo Valdés Requena, João Martins afirmou que o mundo precisa de energia e alimentos e os países do Mercosul têm condições de atender essa demanda. “Temos que nos unir e remar na mesma direção”, destacou.

Presidente da CNA, João Martins, e ministro da Agricultura, Marcos Montes Presidente da CNA, João Martins, e ministro da Agricultura, Marcos Montes

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Marcos Montes, disse que “a reunião é uma oportunidade para discutir questões econômicas e comerciais do bloco econômico para levar para os respectivos governos de cada país e colocar em prática e mostrar ao mundo quem é o Mercosul e qual sua posição no comércio internacional.

Já o ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Fernando Mattos, falou sobre a necessidade de os países avançarem na melhoria da defesa comercial e no fortalecimento dos órgãos que integram o Mercosul. Além disso, citou o compromisso de produzir alimentos com sustentabilidade. “Nós temos o desafio de alimentar o mundo em um cenário de insegurança alimentar.

O presidente da Farsul e vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, afirmou que é fundamental pensar na agropecuária dos países do Mercosul com soberania e reafirmar que é a única região do mundo que tem a possibilidade de ser a solução para acabar com insegurança alimentar do mundo.

Imagem

Em seguida, a diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, apresentou dados sobre o crescimento das exportações agropecuárias do bloco sul-americano. De 2002 a 2022, o Mercosul aumentou em 524% as vendas de produtos do agro, com destaque para a soja (grão e farelo), carne, milho e açúcar.

Sueme também falou dos principais desafios comerciais do Mercosul no mercado internacional, como o aumento das medidas protecionistas, sem fundamento técnico, entre outros.

O grupo também discutiu questões sanitárias relevantes para os países do bloco econômico.

Veja a cobertura completa da Expointer clicando aqui.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
Fotos: Emerson Foguinho/Farsul
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
 twitter.com/SistemaCNA
 facebook.com/SistemaCNA
 instagram.com/SistemaCNA
 facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas