ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

CNA discute posicionamento para a COP 29 em reunião da Farm
Whats App Image 2024 10 16 at 19 51 43

Países integrantes da federação se reuniram na quarta (16), em Santiago, no Chile

17 de outubro 2024
Por CNA

Brasília (17/10/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) presidiu a reunião da Federação das Associações Rurais do Mercosul (Farm), na quarta (16), no Chile, que discutiu, entre outros assuntos, o posicionamento dos países integrantes para a COP 29.

O vice-presidente da CNA, Gedeão Pereira, assumiu a presidência rotativa da Farm em setembro deste ano e o mandato segue até setembro de 2025. Além do Brasil, estiveram presentes na reunião representantes da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

Durante o encontro, os participantes debateram a construção de um documento com a posição da Farm para a 29ª Conferência das Nações sobre Mudanças Climáticas (COP 29), que acontecerá em novembro, em Baku, no Azerbaijão.

A CNA divulgou, no início do mês, o posicionamento do setor agropecuário brasileiro sobre as principais pautas da agenda climática mundial, como o financiamento climático, a meta global de adaptação, mercado de carbono e acordos multilaterais não negociados.

Clique aqui e veja o documento na íntegra.

Segundo Gedeão Pereira, que também preside a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), a Farm tem discutido e analisado todas as questões que impactam o comércio dos países do Mercosul, como a Lei Antidesmatamento da União Europeia.

“Essas exigências vão afetar os principais produtores de alimentos e a segurança alimentar mundial depende, principalmente, do Mercosul porque, juntos, temos território, ambiente de produção e produtores rurais qualificados”, disse.

Ainda na reunião, os integrantes debateram o plano de trabalho da federação para o mandato 2024/25, as relações entre os blocos no contexto do comércio internacional e a avaliação dos desafios da Lei Antidesmatamento da União Europeia (EUDR).

A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, e o assessor Eric Pinheiro também acompanharam as agendas.

Na quarta (16), a CNA também participou do evento Enagro 2024, realizado pela Sociedade Nacional da Agricultura (SNA), para discutir o potencial da produção agrícola sustentável do Chile.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas