CNA promove debate sobre efeitos de um possível acordo Mercosul-China
Encontro será realizado no dia 11 de setembro, em Brasília
Brasília (02/09/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promove, no dia 11 de setembro, o evento “Reflexões sobre um eventual Acordo de Livre Comércio Mercosul-China” para discutir a relação entre o bloco e o país asiático e os impactos de um possível acordo para o Brasil.
Além disso, será apresentado um estudo do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), patrocinado pela CNA, que traz uma análise sobre investimentos, cadeia de valor e competitividade dos dois mercados e os efeitos de uma negociação comercial.
Para participar do evento, os interessados devem se inscrever na página: http://cnabrasil.org.br/mercosulchina
O presidente da CNA, João Martins, e o presidente do CEBC, embaixador Luiz Augusto de Castro Neves, participam da abertura do encontro, que terá dois painéis. No primeiro, os economistas do Ipea, Renato Baumann e Fernando Pinheiro, apresentam o estudo e debatem o tema com o assessor de Relações Internacionais, Pedro Rodrigues.
O segundo painel vai debater o comércio e os investimentos nas relações sino-brasileiras no contexto de um acordo. Integram a discussão a diretora executiva do CEBC, Claudia Trevisan, a diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, e o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, André Dobashi.
De acordo com o assessor Pedro Rodrigues, o evento é uma oportunidade de discutir os potenciais ganhos e sensibilidades que poderiam ser alcançados em um acordo com o mercado chinês, tomando como referência os tratados já realizados pelo país e as complementariedades entre as economias.
Clique aqui e inscreva-se.
Evento acordo Mercosul-China
Data:
11 de setembro
Horário:
às 8h30
Local:
Auditório da CNA – SGAN 601 Módulo K, Asa Norte – Brasília