CNA assume presidência da Federação das Associações Rurais do Mercosul
Mandato vai até 2025, no sistema de rodízio entre as entidades
Brasília (13/09/2024) - O vice-presidente de Relações Internacionais da CNA e presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, assumiu, na sexta (13), a presidência rotativa da Federação das Associações Rurais do Mercosul (Farm), em reunião da Assembleia Geral na Expo Agro 2024, em Montevidéu, no Uruguai.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) é uma das entidades integrantes da Farm. O mandato vai até setembro de 2025, no sistema de rodízio entre as associações. Ao assumir o cargo, Gedeão destacou a parceria entre os membros da entidade e anunciou que irá apresentar um plano de trabalho para os avanços da agropecuária entre os países do bloco.
Gedeão também criticou a legislação antidesmatamento europeia, que prevê a imposição de barreiras aos produtos brasileiros, e outros entraves e disse que que os países europeus têm muito a perder.
No encontro, também foi debatido sistemas de integrado de sustentabilidade entre os países, além de uma discussão sobre a elaboração de um documento de posição da Farm para a COP 29, que acontecerá em Bakú, no Azerbaijão, de 11 a 22 de novembro deste ano.
Participaram da reunião a diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, o assessor de Relações Internacionais da CNA, Eric Ramos Pinheiro, o diretor Administrativo da Farsul, Francisco Schardong, o diretor Jurídico, Nestor Hein, e o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni.
Fazem parte da Farm: Confederaciones Rurales Argentinas (CRA); a Sociedad Rural Argentina (SRA); Confederación Nacional de Agricultura de Bolivia; Confederación de Ganaderos de Bolivia (CONGABOL); Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Sociedade Rural Brasileira (SRB); Sociedad Nacional de Agricultura de Chile (SNA); Asociación Rural de Paraguay (ARP); Asociación Rural de Uruguay (ARU) e Federación Rural de Uruguay (FR).