CNA participa de reunião da Farm no Chile
Grupo debateu sanidade agropecuária, sustentabilidade e segurança no campo
Brasília (22/10/2026) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (21), de reunião da Federação de Associações Rurais do Mercosul (Farm), em Santiago, no Chile, para discutir temas relacionados à sanidade agropecuária, sustentabilidade e segurança no campo.
O encontro reuniu representantes da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O vice-presidente Gedeão Pereira e a assessora de Relações Internacionais Elena Castellani acompanharam as discussões.
Um dos assuntos abordados na reunião foi a participação dos países em feiras agropecuárias, especialmente na Bolívia, como forma de ampliar o diálogo e a cooperação em questões que geram impactos na região.
O simpósio sobre carrapatos, previsto para acontecer em novembro, em Uruguaiana (RS), também foi tratado. A iniciativa envolve Argentina, Brasil e Uruguai e busca debater os desafios relacionados ao controle do parasita e à resistência aos medicamentos disponíveis.
Outro ponto da pauta foi a definição de possíveis temas para os próximos fóruns empresariais agrícolas do Mercosul, que devem acontecer no primeiro semestre, na Argentina, e o segundo, no Brasil. Entre as prioridades identificadas está a harmonização de regras sanitárias e fitossanitárias entre os países do Mercosul e o Chile.
Durante a reunião, a CNA apresentou seu posicionamento para a 31ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 31). Os membros também aprovaram um documento conjunto da Farm, que será levado pela CNA às autoridades responsáveis pelas negociações na Turquia.
A programação contou também com uma apresentação do Chile sobre os riscos do tráfico entre as fronteiras para o setor agropecuário. Os participantes destacaram a importância do compartilhamento de informações de inteligência para fortalecer a segurança nos países, especialmente nas áreas rurais.