Logo CNA

Maranhão

Dia de campo leva a produtores rurais tecnologia voltada para a nutrição animal

Dia de campo leva a produtores rurais tecnologia voltada para a nutrição animal

12 de maio 2022

Por: SENAR MA

Com o tema: "Manejo Nutricional Estratégico para Bovinos de Corte", o Senar acaba de realizar o Dia de Campo na Fazenda Alto Bonito, de propriedade do produtor rural Hélio Aires da Silva, assistido pela ATeG do Senar via programa Retorno Certo, desde 2020.

A ação reuniu cerca de 100 produtores, que participaram da palestra ministrada pelo técnico de campo (engenheiro agrônomo), Juniel Linhares. A atividade contou também com a presença da diretoria do sistema Faema/Senar – Raimundo Coelho (Presidente), Luiz Figueiredo (Superintendente), Carlos Antônio (Gerente Técnico), o supervisor Leandro Rocha e a equipe de assessores. Também esteve presente o presidente do Sindicato de Buriti Bravo, Cleiton de Castro Coelho e equipe que apoiou a iniciativa.

O Dia de Campo, como é intitulada essa atividade desenvolvida dentro da propriedade rural, tem por objetivo levar conhecimento acerca de temas relacionados às cadeias produtivas atendidas dentro da metodologia de ATeG do Senar, envolvendo os programas: Retorno Certo, Sindicato Forte, Agronordeste e Fip Paisagens Rurais.

Com este, somam-se dois, de oito eventos programados para essa modalidade de atividade, que o Senar pretende realizar nos próximos meses, nos municípios contemplados com os programas de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

Personalizar

Gerido na coordenação de Rozalino Aguiar e na supervisão de Leandro Gomes, o convite para cessão da área teve aceitação imediata do produtor rural, que destacou, na ocasião, o conhecimento implementado pelo Senar, por meio do técnico de campo, durante as visitas mensais.

“Sempre quis personalizar a minha atividade, e quando surgiu esta oportunidade foi uma bênção. O Senar chegou e mudou substancialmente a maneira que eu trabalhava aqui na fazenda”, disse, afirmando ainda: Houve em dois anos de atendimento, implantação de pastagem mais nutricional com correção e adubação de solo. Com isso, os resultados econômicos têm sido muito positivos, resultando no aumento da minha renda em 30%, além do que eu tirava mensalmente”.

Na programação foi destacada ainda a participação do gerente técnico do Senar, Carlos Feitosa, que discorreu sobre a importância da vacinação contra a Febre Aftosa nos rebanhos maranhenses e o esforço conjunto entre a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), Aged, Ascem, Ministério da Agricultura (Mapa) e Fundepec para alcançarmos até 2023 o status de "Livre sem vacinação".

Feitosa revelou ainda, na oportunidade, o interesse do sistema Faema/Senar em levar a mensagem e apoio ao governo do Estado, para o fortalecimento do Programa de Erradicação da febre aftosa no Estado, solicitando aporte financeiro para o bloqueio das estradas entre o Maranhão e os estados limítrofes, no sentido de fortalecer as barreiras zoofitossanitárias.

Em sua apresentação, o superintendente Luiz Figueiredo destacou o empenho dos profissionais de campo que o Senar mantém no programa, com vistas a fortalecer a produção rural no Maranhão.

“O Dia de Campo sobre a alimentação correta de bovinos, vai servir para melhorar os ganhos de pesos diários do rebanho, e oportunizar a precocidade na formação e comercialização do boi gordo, com melhores rentabilidades financeiras para o produtor", Disse.

Já o presidente Raimundo Coêlho, afirmou o compromisso do Senar com o homem do campo e salientou a importância da ATeG junto do produtor rural. "É com mais essa ferramenta do Senar que pretendemos criar diferenciais no nosso setor produtivo rural. Fazer com que o produtor otimize a aplicação dos recursos e obtenha melhores lucros", afirmou o gestor.

--

F5831df4 0f2c 4cee 8e31 e3df437b5e26