Logo CNA

CNA leva informações sobre crédito e custos de produção ao Nordeste
Semiarido Show 3dia

Ações ocorreram no Semiárido Show, em Petrolina

4 de agosto 2023
Por CNA

Brasília (04/08/2023) – O Sistema CNA/Senar apresentou na quinta (3), no Semiárido Show, em Petrolina (PE), uma série de ações aos visitantes da feira como palestras sobre crédito rural, apresentação dos resultados do projeto Campo Futuro na região e uma reunião técnica do projeto Forrageiras para o Semiárido.

O assessor técnico da CNA Thiago Rodrigues apresentou o panorama dos custos de produção de pecuária de leite da Bahia, Ceará, Sergipe e Pernambuco dentro do projeto Campo Futuro.

“Em relação ao comportamento médio do retorno financeiro aos produtores, existe uma variação muito grande em cada modelo produtivo”, disse Rodrigues que ainda ressaltou que, além do custo de produção, o produtor precisa focar no aumento da escala e preço justo para conseguir obter êxito na atividade.

Já o assessor técnico Guilherme Rios apresentou o papel do crédito rural para o desenvolvimento do Semiárido, falou dos desafios do acesso ao financiamento na região, detalhou programas específicos e o Planto Safra 2023/2024.

“Além disso, foram apresentados casos de municípios da Sealba, fronteira agrícola do Sergipe, Alagoas e Bahia, que obtiveram sucesso nos aspectos social e econômico com a implantação de políticas agrícolas”, disse Rios.

Durante a feira ocorreu a reunião técnica do projeto Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável. A assessora técnica da CNA, Marina Zimmermann, conduziu o encontro.

“Tratamos da organização das áreas experimentais para gado leiteiro, organização de dias de campo e treinamentos de técnicos das Unidades de Referência Tecnológica nos municípios de Monteirópolis (AL), Venturosa (PE), Nossa Senhora da Glória (SE) e Ibaretama (CE) que irão receber rebanho a partir de setembro”.

Outras atrações

O estande do Sistema CNA/Senar recebeu presidentes de sindicatos, produtores rurais individualmente, em grupo ou por meio de caravanas de vários Estados.

No estande, o Senar disponibilizou aos visitantes um tour virtual por meio de um óculos de realidade aumentada para conhecer uma queijaria artesanal, um apiário e o processo de produção do mel, além do funcionamento de uma máquina de pulverização autopropelido.

Assessoria de Comunicação CNA

Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

youtube.com/agrofortebrasilforte