Dia de Campo debate tecnologias para o fortalecimento da bovinocultura de corte
O Sindicato Rural de Carolina foi o responsável pela difusão dessas novas ferramentas, com o apoio do sistema Faema/Senar
Cerca de duzentos produtores rurais de Carolina e região, participaram do Dia de Campo na fazenda Onça, de propriedade do produtor Haroldo Cruz, localizada a 54 quilômetros da sede do município. O evento foi realizado pelo Sindicato dos Rural de Carolina, por meio do presidente Carlos Eduardo da Luz Barros, Federação Agricultura e Pecuária do Estado o Maranhão (Faema), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e parceiros.
O presidente da Faema Raimundo Coelho prestigiou o evento, bem como representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuário e Pesca (Sagrima), empresários locais e regionais, técnicos do sistema estadual de agricultura e convidados, onde na ocasião foi apresentado o projeto do parque de exposições agropecuárias de Carolina pela empresa Cora Arquitetura e Engenharia. A proposta deverá ser apresentada ao governador Flávio Dino nos próximos dias, com vistas a garantir o patrocínio do governo do estado para sua construção.
O Dia de Campo teve como intuito apresentar novas tecnologias e conhecimentos para o avanço da pecuária de corte na região, onde, segundo os idealizadores – é uma forma simples de incrementar a prática da exploração agropecuária em Carolina e adjacências. A atividade rural teve como ponto alto, a palestra do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Armindo Neiva Kichel, que tratou sobre o tema: ‘Intensificação da pecuária de corte com rentabilidade’.
A motivação para a realização do Dia de Campo, segundo Carlos Eduardo, foi a forte vocação para a criação de gado, sobretudo a bovinocultura de corte, por ser uma cadeia produtiva de grande rentabilidade e desempenho cuja produção se fortalece na região, contabilizando atualmente quase 100 mil cabeças.
Cursos
O titular do Sindicato Rural elogiou a forte participação do sistema Faema/Senar no Dia de Campo e em especial, todas as atividades que envolvem a produção rural do estado, levando conhecimentos através de capacitação e programas voltados para a consolidação das atividades rurais no Maranhão.
“Só tenho a agradecer ao sistema Faema/Senar que tem trazido à Carolina diversas atividades e apoiado nossos eventos juntamente com o Governo do Estado, na pessoa do secretário, Márcio Honaiser e equipe” , disse Barros.
Assessoria de Comunicação Senar Maranhão