HUB CNA promove debate para startups sobre desafios e oportunidades no agro
Diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, falou sobre o tema em live, na terça (20)
Brasília (21/08/2024) – O HUB CNA promoveu, na terça (20), um debate para as startups do Programa de Impulsionamento sobre ‘Agro no Brasil: desafios e oportunidades’ com o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi.
Lucchi falou sobre diversos temas relacionados ao agro e da evolução do setor, que aconteceu por meio do trabalho de milhões de produtores rurais no Brasil e do tripé que engloba pesquisa e tecnologia, acesso ao crédito e assistência técnica.
"Se pudéssemos resumir a evolução do setor em poucas palavras, esse tripé foi responsável pela modernização do agro brasileiro, mas o principal disso tudo foi ter produtores empreendedores que saíram para ocupar as fronteiras do Brasil, levando, inclusive, infraestrutura e desenvolvimento para essas regiões.”
Lucchi ressaltou que, devido à tecnologia, a safra de grãos e fibras do Brasil passou de uma produção de 46,9 milhões de toneladas (1976/77) para quase 300 milhões (2023/2024). “A importância do setor não está só nos grandes números, mas na garantia da segurança alimentar e no desenvolvimento do interior do país."
O diretor elencou alguns eixos de trabalho da CNA nas áreas tecnológica, regulatória, de crédito, por exemplo, destacando que são temas que precisam de soluções para que o agro continue se desenvolvendo.
Em cada eixo, Lucchi pontuou temas que são importantes para o setor como conectividade rural, que, segundo ele, “é algo que tem que estar em mente quando se fala de tecnologia”.
Ele citou ainda a rastreabilidade bovina, a classificação da soja e o melhoramento genético de espécies nativas na cadeia da aquicultura como áreas que precisam de investimento tecnológico.
Em relação ao crédito, o diretor técnico disse que é o “motor da inovação” e que é preciso novas formas de comercialização, além de oportunidades de crédito privado, mercado de capitais e gestão de risco (seguro rural) para os produtores rurais.
Bruno Lucchi mencionou ainda questões regulatórias e ambientais, garantia do direito de propriedade, regularização fundiária e implementação do Código Florestal como meios para se garantir a segurança jurídica, trazer paz ao campo e atrair investimentos.
Ele finalizou destacando a questão do protecionismo europeu e a redução no PIB do agronegócio brasileiro nos últimos anos.
"O mercado vai ter altos e baixos, mas é necessário tirar as travas que minam a competitividade do produtor rural, seja no campo tecnológico, do crédito, regulatório ou internacionais”, disse. “Temos que trabalhar para que esse produtor siga motivado e resiliente, melhorando seu processo, gerando divisas para o país e ganhos sociais para a região que ele vive.”
Programa de Impulsionamento de Startups do Agro – A iniciativa pretende impulsionar, no mínimo, 50 startups que apresentem soluções para os desafios tecnológicos dos produtores rurais e o setor. As startups participam de uma trilha de impulsionamento e as que cumprirem os requisitos mínimos do Programa, serão certificadas e integrarão o portfólio do HUB CNA.
Para saber mais sobre o programa, acesse: https://hubcna.org.br/impulsionamento/
Assista a live na íntegra: