Notícias
CNA participa de evento sobre inovação e tecnologia
Start Agro Innovation 2024 foi realizado no sábado (17), em Goiânia
Brasília (20/02/2024) – A coordenadora do Hub CNA Digital, Danielle Leonel, participou, no sábado (17), do evento ‘Start Agro Innovation 2024’, realizado pelo Sistema Faeg/Senar Goiás, em Goiânia. O tema da edição deste ano foi tecnologia, sustentabilidade, diversidade e inclusão.
Danielle participou do painel ‘Como dados e conectividade podem acelerar a agricultura neste século’ com representantes da Bayer, Pivot, Ceagre e da startup MyFarm. No debate, ela citou as tecnologias e inovações consideradas importantes para apoiar os desafios e oportunidades dos produtores rurais.
A coordenadora disse que existe uma concentração em tecnologias que envolvem dados, rastreabilidade e conectividade no campo. “Nós sabemos que muitas áreas ainda enfrentam dificuldades de conectividade, o que impede a adoção plena de tecnologias avançadas. Portanto, há uma demanda por soluções que possam operar em áreas com conectividade limitada”, disse.
No painel, Danielle Leonel destacou que a pecuária brasileira possui uma necessidade específica de sistemas de rastreabilidade para o monitoramento de bovinos, o que envolve tecnologias que permitem acompanhar a saúde, a movimentação e a história de cada animal.
A necessidade de soluções para aumentar a segurança nas propriedades rurais também foi um ponto levantado pela coordenadora do Hub CNA Digital. “A segurança no campo é fundamental para proteger os produtores e trabalhadores rurais contra roubos, furtos, vandalismos. Como solução, podem ser utilizadas tecnologias de monitoramento e vigilância, como sistemas de câmeras avançadas e drones de segurança”.
Por fim, Danielle afirmou que outras tecnologias darão a continuidade no avanço da agricultura de precisão e da digitalização, como por exemplo os drones, sensores IoT (Internet das Coisas) e análise de big data. “São ferramentas úteis para otimizar a produção, monitorar as condições das lavouras em tempo real e tomar decisões informadas sobre plantio, irrigação e colheita”, concluiu.