Logo CNA

Senar promove Summit de Educação Profissional
53347626678 66ebd87b3f c

Evento reuniu as 27 Administrações Regionais, em Brasília, para discutir inovações e tecnologias digitais

22 de novembro 2023
Por Senar

Brasília (22/11/2023) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu, na terça (21), o Summit 2023 Educação Profissional, evento para coordenadores e gestores da Formação Profissional Rural da instituição para discutir as inovações e tecnologias digitais que podem contribuir com o desenvolvimento do campo brasileiro.

O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, abriu o evento e destacou que o futuro do setor agropecuário passa pela modernização para que o produtor consiga ter maior capacidade de produção e resiliência diante, sobretudo, das alterações climáticas que tem afetado o país.

Imagem

“A modernização do setor passa por tecnologia e inovação. Nós precisamos avançar com inteligência artificial, drones, simuladores e outras tecnologias disruptivas. Por isso, queremos trazer o que há de mais moderno em termos de educação profissional para o nosso cliente”, afirmou.

A diretora de Educação Profissional e Promoção Social (Depps), Janete Lacerda, ressaltou que a ideia do evento foi de conhecer as novas tendências em tecnologias digitais para fomentá-las ao público do Senar, “reconhecendo o que já temos feito com muita excelência e nos prepararmos para um futuro disruptivo.”

Imagem

A programação do Summit Educação incluiu palestras com profissionais da área, como Tony Ventura, especialista em transformação digital.

Ele abordou as diferentes ferramentas digitais que estão disponíveis no mercado de forma gratuita e que podem facilitar o trabalho com educação profissional ou mesmo o dia a dia no campo. Ventura frisou que mesmo quando uma tecnologia não atenda às necessidades específicas, é possível usá-la e inovar com criatividade. “A tecnologia é para solucionar problemas.”

Imagem

Carolina Nunes, da Dot Group, falou sobre como desenvolver e implantar soluções educacionais inovadoras. Segundo ela, é necessário antes de tudo entender as características do público-alvo para definir as soluções.

A especialista destacou como a inteligência artificial pode contribuir com a formação profissional, com conteúdos inteligentes, tutoria interativa, entre outros. “Um dos desafios é confiar no conteúdo que a IA produz, como o ChatGPT, por exemplo. Por isso é importante sempre revisar tudo que a ferramenta faz.”

Imagem

A diretora adjunta da Depps, Ana Angela Medeiros, e a coordenadora de Formação Profissional, Fabíola Bontempo, discutiram as soluções educacionais que o Senar já disponibiliza com uso da inteligência artificial, como avatar, assistente virtual no portal de educação a distância e sistema de recomendação. Ana Angela afirmou que é necessário dominar as tecnologias para atender melhor o produtor rural.

Imagem

À tarde, o evento teve uma palestra sobre “Desvendando o uso de drones”, com Vítor Pedron, da Schroder Consultoria Agro, que abordou questões técnicas sobre funcionalidades do equipamento, legislação e autorização de uso.

Imagem

Ainda sobre drones, os assessores técnicos Gabriel Sakita e Mateus Tavares apresentaram os novos materiais elaborados pelo Senar: simulador de realidade virtual, realidade aumentada de drones e uma cartilha que trata do funcionamento e uso do equipamento.

Imagem

O simulador de drones será usado durante os treinamentos de Formação Profissional Rural do Senar por meio de óculos de realidade virtual. Já a cartilha estará disponível em formato PDF e e-book interativo na aba de cartilhas do Senar Play: www.senarplay.org.br .

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas