Notícias
Comissão Nacional de Irrigação se reúne no Encob 2023
Evento ocorre em Natal
Brasília (24/08/2023) – A Comissão Nacional da Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na quinta (24), reunião para tratar de uma série de temas como a atualização do levantamento de pivôs centrais no Brasil, sustentabilidade e impactos da reforma tributária no setor agropecuário.
Coordenada pelo presidente da comissão, David Schmidt, a reunião foi realizada de forma híbrida diretamente do XXV Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas, que acontece em Natal (RN). “É importante estarmos presentes nesse evento que são debatidos os desafios e as políticas de gestão e governança da água no Brasil”, disse.
Durante a reunião, foi apresentado em "primeira mão" o estudo de atualização do levantamento de pivôs centrais no Brasil, pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. A apresentação foi feita pelo especialista em recursos hídricos e coordenador executivo do Atlas Irrigação da ANA, Thiago Fontenelle.
“O estudo mostra que temos 30.039 mil pontos de pivôs. Esse número representa um aumento de 24% em relação a 2019 e de 225% comparado os números de 2010. No entanto, temos a concentração desses pivôs em praticamente seis estados brasileiros, tendo ainda um grande potencial de crescimento”, explicou Fontenelle.
Para Schmidt, o estudo é de grande relevância para o desenvolvimento de políticas ligadas à irrigação. “Precisamos contar com essa transparência de dados para garantirmos o planejamento das nossas ações dentro da comissão e para conhecimento do produtor rural. É importante entender que, com informação, conseguimos combater equívocos e focar no planejamento e na gestão”, destacou o presidente da comissão.
A Comissão também fez uma discussão sobre os impactos da reforma tributária no setor agropecuário. A assessora técnica do Núcleo Econômico da CNA, Maria Angélica Feijó, fez uma apresentação sobre o sistema tributário brasileiro. Ela também analisou o texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 45), aprovada na Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado Federal.
“Conseguimos muitos avanços no texto que foi aprovado na Câmara. Trabalhamos agora para que estes pontos sejam mantidos no Senado Federal e buscamos melhorias, como a redução da alíquota do agro, o aumento do teto na opção para nova tributação, os fundos estaduais e a imunidade do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) sobre sucessão familiar rural”, destacou Maria Angélica.
Na reunião, Everardo Mantovani, fez um relato sobre o workshop de agricultura irrigada com organização da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID) a ser realizado junto com a Feira Internacional de Irrigação em Campinas (SP). Schmidt também apresentou dois consultores da CNA que vão auxiliar os estados via Federações com o panorama dos recursos hídricos em seus locais.
XXV Encob – A CNA participa do Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas até a sexta (25) com palestras, reuniões e um estande para apresentar ao público experiências de produtores rurais ações de gestão de água dentro das propriedades rurais e manejo de irrigação para uso eficiente da água.
Na quarta (24), o presidente da Comissão Nacional da Irrigação, David Schmidt, fez uma palestra na Arena das Águas do Encob sobre Segurança Alimentar.
A assessora técnica da CNA, Jordana Girardello, também participou, na quarta, da Roda de Diálogo do evento e falou sobre a resiliência e adaptação do setor a eventos críticos.
O XXV Encob, que conta com o apoio do Sistema CNA, aborda temas ligados aos desafios práticos e políticos de gestão e governança da água diante da necessidade de adaptação frente às mudanças climáticas e eventos extremos para suprir as necessidades humanas, econômicas e ambientas em escalas locais e globais para o desenvolvimento sustentável.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte