Notícias
CNA promove capacitação em gestão de recursos hídricos no Espírito Santo
Treinamento em Vitória abordou diversos temas ligados ao uso dos recursos hídricos
Brasília (07/11/2024) – A CNA promoveu uma capacitação sobre gestão de recursos hídricos para representantes do agro nos comitês de bacia e técnicos da Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo (Faes), na quarta (6), em Vitória (ES).
“Acreditamos que a formação contínua e o aprimoramento das habilidades dos nossos representantes são fundamentais para garantir a eficácia e o sucesso das ações do Sistema e de todo o setor”, declara o presidente do Sistema Faes/Senar-ES, Júlio Rocha.
A assessora técnica de Irrigação da CNA, Jordana Girardello falou sobre a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e seus instrumentos.
“Trabalhamos em uma estratégia de atuação junto aos comitês de bacia para ocupação dos espaços e discutirmos o instrumento de cobrança pelo uso da água.”
Jordana também abordou a importância de cada instrumento da política nacional para a tomada de decisão dos comitês de bacias hidrográficas e como os produtores rurais podem auxiliar na gestão da bacia e no uso eficiente da água.
"Nos Comitês de Bacias, onde as decisões sobre o uso da água são tomadas, é fundamental a presença ativa e qualificada dos representantes do setor. Esse engajamento garante a defesa dos interesses do segmento e assegura a segurança hídrica, essencial para a segurança alimentar”, disse Jordana.
“É preciso estabelecer uma cobrança que tenha metodologia de incentivo. Nossa região, por exemplo, é uma área de produção agrícola que utiliza de tecnologias avançadas, com inúmeros reservatórios de água e sistemas de irrigação inteligente. Por isso deve ter uma metodologia que vai bonificar as boas práticas”, afirmou Érico Orletti, presidente do Sindicato Rural do município de Pinheiros.
A iniciativa faz parte do programa desenvolvido pela CNA para fortalecimento das federações de agricultura e pecuária estaduais na gestão hídrica. Em outubro, a capacitação foi realizada em Mato Grosso do Sul.