Comissão de Hortaliças e Flores debate demandas do setor para 2023
Colegiado da CNA se reuniu na última quarta (14)
Brasília (16/12/2022) – A Comissão Nacional de Hortaliças e Flores da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na quarta (14), para discutir as ações realizadas ao longo do ano e as pautas prioritárias para 2023.
O presidente da Comissão, Manoel Oliveira, conduziu o debate. “O ano foi de muito empenho. Conseguimos muitos resultados para o setor, mas estamos em um processo de organização e precisamos seguir contando com o apoio de todos para fortalecer e valorizar a produção de hortaliças e flores no país”, disse.
A assessora técnica da CNA Letícia Barony destacou as ações da CNA ao longo do ano como o diagnóstico para a rastreabilidade de vegetais frescos destinados ao consumo humano; a defesa da não obrigatoriedade de indicação de data de validade em embalagens de frutas e hortaliças; e a atuação para melhor segurança jurídica e compreensão das normas trabalhistas.
Durante a reunião, o gerente de Produtos Hortigranjeiros e da Sociobiodiversidade da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Marisson de Melo, apresentou um panorama do mercado de hortaliças em 2022 nas Centrais de Abastecimento (Ceasa), acompanhadas pelo Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (PROHORT).
Melo informou que o acompanhamento de preços, volumes, origens e outras informações é público e disponível na plataforma do Sistema de Informações de Mercados de Abastecimento do Brasil (SIMAB) e permite, por exemplo, observar as movimentações vivenciadas ao longo do ano, influenciadas pela sazonalidade das culturas.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte