Logo CNA

Comissão de Bovinocultura de Corte realiza reunião para tratar de estratégias do setor
Reuniao Bovinoculturapresidente

Encontro foi realizado de forma híbrida na terça (19)

20 de março 2024
Por CNA

Brasília (20/03/2024) – A Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na terça (19), para tratar, entre outros pontos, do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas, de ações para 2024 e agendas futuras.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, com apoio do assessor técnico da CNA, Rafael Ribeiro. Na abertura, Castro destacou a importância da reunião para debater as ações e estratégias do setor.

A pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Patrícia Menezes Santos, apresentou estudos da estatal sobre estratégias para recuperação de áreas degradadas. Ela também explicou que o governo trabalha na consolidação do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD).

A CNA participa do Grupo Técnico de Tecnologia e Conhecimento do Comitê Interministerial do PNCPD.

Reunião foi realizada de forma híbrida Reunião foi realizada de forma híbrida

O assessor técnico da CNA, falou sobre as estratégias do Plano de Ação da Comissão. “A rastreabilidade individual de bovinos e bubalinos será o grande tema para o ano, mas também temos outras pautas importantes como a remuneração ao produtor pelo couro bovino e a retirada da vacina contra febre aftosa”, destacou Rafael.

O presidente da Comissão, fez um relato sobre sua participação, representando a CNA, no Fórum (CICB) de Sustentabilidade, realizado em 13 de março, na cidade de Novo Hamburgo (RS).

Ele explicou que, devido às exigências internacionais, a rastreabilidade de bovinos desde a origem também é necessária no mercado de couro e que já existe uma conscientização entre os produtores rurais sobre a importância da rastreabilidade para o acesso a novos mercados, mas que isso se tornará uma realidade palpável, se o produtor enxergar um ganho financeiro, tanto na cadeia do couro quando na cadeia da carne.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas